Alunos do IFRO visitam Hospital de Base Ary Pinheiro em projeto de conscientização sobre responsabilidade no trânsito

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Alunos do IFRO visitam Hospital de Base Ary Pinheiro em projeto de conscientização sobre responsabilidade no trânsito

  



Alunos do ensino médio do Instituto Federal de Rondônia -Ifro, participaram do Projeto de Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude – “Party”, que possibilitou, no último sábado (23), uma vivência dentro do Hospital de Base Ary Pinheiro com pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

A conscientização ocorreu em dois momentos, primeiro os jovens assistiram palestras ministradas por agentes públicos das áreas de Segurança e Saúde e depois foram direcionados pelos médicos residentes à Clínica Ortopédica, onde puderam conhecer e conversar com pacientes.

Infrações de trânsito, sanções penais, consequências na saúde, condutas imprudentes, e outros danos causados pela decisão de beber e dirigir foram as temáticas abordadas por profissionais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Polícia Técnica Científica (Politec) e Central de Transplantes de Rondônia.

Uma simulação também foi realizada, onde os alunos puderam utilizar cadeiras de rodas, entendendo a dificuldade enfrentada na reabilitação. Os pacientes apresentados aos estudantes tem o perfil jovem, 
vítimas ou causadores de acidente de trânsito automobilístico, motivados por uso de álcool ou drogas.


Simulação sobre reabilitação por trauma causados por acidentes

Marcelo Corrêa, promotor do “Party” em Porto Velho, explicou que o projeto é uma forma de transmitir os conhecimentos adquiridos na faculdade para a sociedade. “Não existia, ainda, em Rondônia uma abordagem com jovens sobre direção e ingestão de álcool”.

O precursor do projeto em Rondônia esclareceu que ele acontecerá uma vez por mês no Hospital de Base, com o público alvo sendo jovens com faixa etária de 15 a 18 anos, cursando ensino médio na Rede Estadual de Ensino, que estão prestes a adquirirem a Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

Rodrigo Bastos, diretor geral do Hospital de Base Ary Pinheiro, pontuou a importância social de trazer os jovens para essa conscientização, apresentando o trabalho árduo realizado pelos profissionais de saúde na reabilitação do paciente. “O atendimento ortopédico é o que tem maior demanda atualmente na nossa unidade, e uma grande parcela é oriunda de acidentes de trânsito”.

O Programa de Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude, foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986. No Brasil, o “Party” é coordenado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e realizado pelas Ligas de Trauma das Universidades. E no Estado pela LACCRO – Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia.


Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Johnny Silva
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários