Produtores rurais são contemplados com mudas de café e cacau clonal em Pimenta Bueno

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Produtores rurais são contemplados com mudas de café e cacau clonal em Pimenta Bueno


Ao todo 120 mil mudas de café foram entregues a agricultores em Pimenta Bueno

Porto Velho, RO - Produtores rurais de Pimenta Bueno são beneficiados com a entrega de mudas de café e cacau clonal, por meio do programa “Plante Mais”, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A iniciativa faz parte do combate ao desmatamento e incentiva a produção cafeeira e cacaueira em Rondônia e contribui no aumento da rentabilidade e geração de renda à família rural.

Ao todo, os produtores e agricultores familiares de Pimenta Bueno foram contemplados com 120 mil mudas de café clonal, sendo 50 mil mudas com recursos do Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri); outras 50 mil mudas, são de emenda parlamentar do deputado Marcelo Cruz; e 20 mil mudas do Fundo de Recuperação Ambiental (Recurso Federal Ministerial da Justiça).

Dos 48 produtores beneficiados, Marcelo dos Santos foi um dos que recebeu 2.500 mudas de café clonal. Morador na Linha 72, de Ribeirão Grande, ele relata que as mudas são essenciais para o aumento da produção.

“Essas doações ajudam em tudo. Ao invés de comprarmos as mudas, receber elas adianta grande parte da produção. Agora é plantar mais e aguardar a colheita” disse o produtor.

Com apenas 23 anos, o produtor Alexandre Knaak, também morador na Linha 72, em Ribeirão Grande, já observa a produção rural como algo muito importante para sua família.

“Minha família sempre viveu da vida rural, por isso essa ação nos beneficia muito e adianta um trabalho que demoraria mais. Já plantamos bastante coisa, e agora vamos começar a plantação de café”, comenta.

Além do café, foram entregues 5 mil mudas de cacau clonal, com recursos do Fundo de Reflorestamento Ambiental (Lava Jato). Durante a entrega, o vice-governador de Rondônia, José Jodan, comentou que “todo o dinheiro investido na população do Estado, volta para estas pessoas. É por isso que os produtores são beneficiados hoje. É por esse motivo que a produtividade deste setor tem aumentado cada vez mais em Rondônia”.

O secretário estadual de agricultura, Evandro Padovani, reforçou: “Nosso objetivo com estas entregas é manter Rondônia como referência nacional no café de qualidade de todo o Brasil. Só conseguiremos isso, levando meios para o aumento da produtividade”

O diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, destacou que o programa “Plante Mais” é uma das ferramentas que mais investe no setor produtivo do Estado. “É um investimento que tem possibilitado melhorar e ampliar o trabalho de quem faz a economia girar. É qualidade para quem produz e para quem consome. Ficamos muito felizes de fazer parte dessas mudanças”, concluiu.

MUDAS DESTINADAS A RONDÔNIA

Em dezembro de 2021, o Governo de Rondônia lançou a maior entrega do programa “Plante Mais”. Foram destinados 5,3 milhões de mudas de café clonal e 600 mil mudas de cacau clonal, onde cada produtor recebeu 2.500 mudas de café clonal e cerca de 1.000 mudas de cacau clonal.

O investimento total foi de R$ 8.305.000,00 (oito milhões e trezentos e cinco mil reais) com recursos da Fonte 100, emendas parlamentares dos deputados estaduais Marcelo Cruz, Laerte Gomes e Jhony Paixão e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Lava Jato).

Fonte: Governo de Rondônia


Postar um comentário

0 Comentários