Civis e militares que contribuem para o fortalecimento da Segurança Pública recebem medalhas ‘‘Governador Jorge Teixeira de Oliveira”

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Civis e militares que contribuem para o fortalecimento da Segurança Pública recebem medalhas ‘‘Governador Jorge Teixeira de Oliveira”


A medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira é a mais alta comenda da Segurança Pública de Rondônia

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia promoveu, nesta sexta-feira, 4, no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, a entrega de cerca de 100 medalhas de Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira a autoridades civis e militares que contribuíram com o fortalecimento da Segurança Pública de Rondônia, que tem a missão de fazer o enfrentamento à criminalidade e proteger a sociedade.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), secretários de Segurança Pública dos Estados do Mato Grosso e Bahia, jornalistas, representantes de corporações do Estado e gestores das secretarias do Poder Executivo Estadual.


A Segurança Pública rondoniense passa por uma nova fase de revitalização com investimentos do Governo de Rondônia em modernização das estruturas, aparelhamento e capacitação, e o Estado reconheceu por meio das condecorações as contribuições de civis e militares em prol da proteção da sociedade.

‘‘Em todo o Governo, inclusive na Segurança Pública é priorizada a transparência, a ordem e a verdade, e é muito importante esse momento que reconhece quem tem contribuído para isso’’, afirma o vice-governador, José Jodan, que na cerimônia representou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

APOIO

O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá, explicou que a medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira é a mais alta comenda da Segurança Pública do Estado, e a entrega dela materializa o agradecimento pelos serviços prestados ou colaboração para com os órgãos de segurança.

‘‘São agraciados superintendentes e secretários que nos apoiam nas diversas atividades da Sesdec, secretários de outros Estados que ofertam vagas para capacitação e recepcionam os nossos alunos em curso de formação nos seus Estados, que em parceria atuam nas nossas divisas; e também policiais civis e militares. A todos esses a entrega das medalhas foi a forma de dizermos: muito obrigado!’’.

Sesdec reconhece quem contribui para fortalecer a Segurança Pública do Estado

O coronel Pachá ainda destacou que nesta gestão foi incluído um novo critério para a escolha dos policiais civis e militares, bombeiros e peritos agraciados com a condecoração. O secretário da Sesdec lembrou do compromisso do governador Marcos Rocha em reconhecer o mérito dos veteranos e personalidades merecedores da honrosa homenagem.

‘‘É o reconhecimento do mérito, são profissionais que foram reconhecidos com elogios e destaques operacionais, e também tivemos o cuidados de reconhecer militares aposentados, que tiveram seus feitos, e não haviam sido reconhecidos anteriormente, então foi a forma de fazer justiça’’.

AGRACIADOS

Entre os agraciados, estava o coordenador do Arco Central da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mário Ribas, que ressaltou o alinhamento entre o Governo Federal e o Governo de Rondônia para fortalecer a Segurança Pública.

‘‘Agradeço ao Governo de Rondônia por essa importante medalha que recebi. A Segurança Pública tem se mostrado forte com a presença do Governo Federal auxiliando as polícias estaduais, trazendo conhecimento e equipamentos. A Operação Hórus tem sido importante para o fortalecimento da Segurança Pública em Rondônia, e o Estado tem respondido com muito empenho e tem trazido um bom resultado para a sociedade’’, considera.

Também recebeu a medalha o secretário de Segurança Pública do Mato Grosso, Alexandre Bustamante, que pontuou a importância dos esforços conjuntos entre os Estados para combater a criminalidade.

‘‘A palavra-chave para combater o crime é integração, e essa parceria entre Mato Grosso e Rondônia é importante, pois temos uma grande divisa com a Bolívia, onde o trabalho integrado e o comprometimento dos nossos policiais melhoram os nossos indicadores, e ficamos muito felizes em receber em nome dos nossos policiais do Mato Grosso essa honraria do Estado de Rondônia’’.

O secretário destacou que pelo Mato Grosso ter a vanguarda do Batalhão de Fronteira (BFron), o segundo a ser criado no Brasil, ajudou Rondônia na formação do Grupamento de Fronteira de Rondônia. ‘‘Nos orgulhamos muito Rondônia ter adotado o mesmo modelo de Mato Grosso’’. Ele ainda pontuou que há entre os Estados parceria no combate ao crime organizado e tráfico de drogas, e isso faz com que Rondônia e Mato Grosso despontem no número de apreensões no Brasil.

Comunicação do Governo de Rondônia é reconhecida pelo papel importante de dar transparência às ações da Segurança Pública

COMUNICAÇÃO

Na cerimônia, a Comunicação também foi reconhecida como ferramenta indispensável para dar transparência às ações de Segurança Pública, levando à população rondoniense a prestação de contas das ações, entregas e serviços realizados por meio do uso responsável do recursos público, e que tem cooperado para uma sociedade mais segura e corporações mais preparadas para o enfrentamento ao crime.

‘‘A Comunicação é uma ferramenta extraordinária, que utilizamos em todos os momentos das nossas vidas, e atender à necessidade da população de saber as ações de Governo, que estão sendo feitas por meio da Segurança Pública, é uma responsabilidade muito grande, mas também muito prazerosa, pois assim estamos mantendo a nossa gente informada de que Rondônia possui uma Segurança reforçada’’, afirma a superintendente Estadual de Comunicação (Secom), Rosângela Aparecida da Silva, agraciada com a medalha.

Ela ainda ressaltou a felicidade em receber a medalha e estendeu a condecoração a todos que compõem a Comunicação do Governo de Rondônia atualmente e também as que passaram pela pasta e deixaram seus legados. ‘‘Cada profissional da Comunicação faz a diferença ao levar a verdade, de forma clara e ética. Não é fácil gerir a Comunicação, mas com pessoas comprometidas como as que temos no Governo de Rondônia, é prazeroso, pois resulta em um trabalho estratégico, correto e honrado’’, considera.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça/ Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários