Avanço tecnológico na avaliação de prova prática é apresentado no Encontro de Examinadores de Trânsito do Detran Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Avanço tecnológico na avaliação de prova prática é apresentado no Encontro de Examinadores de Trânsito do Detran Rondônia


Encontro de Examinadores de Trânsito do Estado de Rondônia é realizado no auditório da Ciretran de Cacoal

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), realiza nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), o Encontro de Examinadores de Trânsito do Estado de Rondônia, no auditório da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Cacoal. O Encontro de Examinadores de Trânsito do Estado de Rondônia está fundamentado na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, nº 514 de 18 de dezembro de 2014, que aprova as diretrizes da Política Nacional de Trânsito, e trata da capacitação e aperfeiçoamento continuado dos profissionais de trânsito.

O diretor geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, participou da abertura do Encontro de forma online, onde falou sobre a importância das discussões que o evento propõe, e sobre as estratégias necessárias para resolução dos problemas, considerando as realidades vivenciadas na execução do trabalho de avaliadores.

“Uma das marcas dessa gestão é o avanço tecnológico, e a prova prática também ganhará essa inovação, com o uso de tabletes para preenchimento eletrônico das informações, proporcionando o acesso rápido sobre o resultado da avaliação aos nossos usuários, o que melhora a oferta dos serviços que realizamos e facilita na execução dos procedimentos aos funcionários. Quem ganha com isso são os nossos usuários, na agilidade do serviço, e os examinadores, que tem a dinâmica na execução do trabalho facilitado”.

Paulo Higo frisou a participação dos examinadores na construção de um trânsito mais seguro, já que avaliam se os candidatos são aptos ou inaptos na condução de veículos, e isso tem uma implicação direta em outras atividades executadas pelo Detran-RO. “Juntos Salvamos Vidas”, destacou o diretor.

Promovido pela Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina no Trânsito (Dthmet), por meio da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), o Encontro de Examinadores tem o objetivo viabilizar a discussão e implementação das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aplicado ao processo avaliatório dos exames práticos e padronização dos procedimentos de avaliação.

“O evento irá debater temas diversos, como procedimentos internos de trabalho, pedagógico, e também será debatido o Manual de Aplicação de Exames, visando uniformizar o procedimento”, afirmou o diretor técnico da Dthmet, Hassan Mohamad Hijazi.

O Detran-RO possui onze comissões avaliadoras, que são distribuídas em polos, localizados em Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Ariquemes e Porto Velho. “Essas comissões preenchem e prestam serviços em todo estado de Rondônia para aplicação dos exames avaliativos de habilitação formando assim os condutores” – informou Hassan.

O controlador Regional de Trânsito (CRT), Francisco Carlos da Silva Nascimento, explica que neste Encontro serão realizadas as tratativas para a finalização da publicação do Novo Manual de Exames Teóricos e Práticos do Detran-RO. “Apresentaremos a melhora do Sistema DetranNet, na qual os examinadores poderão lançar os resultados das provas dos candidatos diretamente no sistema, dando agilidade ao resultado das avaliações aos candidatos”.

Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários