Acnur: refugiados da Ucrânia devem superar 2 milhões

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Acnur: refugiados da Ucrânia devem superar 2 milhões


Segundo alto-comissário da ONU, o número deve ser alcançado entre esta terça-feira (8) e no máximo quarta-feira (9)

Porto Velho, RO - O número de refugiados da Ucrânia deve superar a barreira de 2 milhões entre "hoje [terça-feira] e amanhã", afirmou o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

"Penso que vamos superar os 2 milhões hoje ou, no mais tardar, amanhã", disse o alto-comissário Filippo Grandi em uma entrevista coletiva em Oslo. "Isto não para", acrescentou.

Grandi fez as declarações pouco depois de visitar Romênia, Moldávia e Polônia, três países de fronteira com a Ucrânia, onde a Rússia iniciou uma ofensiva militar em 24 de fevereiro.

As guerras dos Bálcãs, na Bósnia e em Kosovo, também provocaram um enorme fluxo de refugiados, "entre 2 milhões e 3 milhões, mas em um período de oito anos", destacou. "Agora estamos falando de oito dias."

"Em outras regiões do mundo, sim, observamos este cenário, mas na Europa é a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial", afirmou.

Depois de várias tentativas que não avançaram, a Rússia prometeu abrir corredores humanitários nesta terça-feira para permitir a saída de milhares de civis das principais cidades ucranianas, atingidas pela guerra há quase duas semanas.



Fonte: R7


Postar um comentário

0 Comentários