3 de Março em O DIA NA HISTÓRIA

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

3 de Março em O DIA NA HISTÓRIA


COMEMORA-SE

Porto Velho, RO - Dia Internacional do Cuidado Auditivo. Dia Mundial da Vida Selvagem, Dia Nacional do Corpo de Intendentes da Marinha. Na mitologia teutônica, dia de Aegir, deus teutônico dos mares.
Católicos lembram Santa Cunegunda, São Marino, Santo Astério, Santa Tereza Verzeri

 RONDÔNIA

1942 – Brasil e EUA assinam o Acordo de Washington; um dos itens gera o II Ciclo da Borracha, e a figura do Soldado da Borracha.

BRASIL

1947 – Gravada, pela 1ª vez, por Luís Gonzaga e Humberto Teixeira, a canção Asa Branca, hino extraoficial do povo nordestino. 1953 – Nasce o jogador Zico, ídolo do Flamengo. 1963 — Mônica, personagem de Maurício de Sousa, estreia em uma tira na Folha de S.Paulo.

MUNDO

1847 - Nascimento do engenheiro escocês Alexander Graham Bell, inventor do telefone. 1891 — É criada no futebol a regra (14) do pênalti, que, à época, podia ser cobrado de qualquer ponto a 11 metros do gol. 1891 — Criada a Floresta Nacional de Shoshone (EUA) 1ª floresta nacional no mundo. 1955 - Elvis Presley aparece na TV pela 1ª vez.

FOTO DO DIA

A 3 de março de 1942 Brasil e Estados Unidos assinaram os “Acordos de Washington”, alinhavados há tempos (Na foto Jefferson Caffery e Summer Welles, representantes dos EUA, discutem o assunto em 1940 com Osvaldo Aranha, ministro das Relações Exteriores do Brasil).

A assinatura em 1942 deu aos EUA direito ao uso de bases aéreas para evitar uma possível incursão nazista pelo Nordeste brasileiro, além de insumos para sua “máquina de guerra” e um dos itens foi a ativação do II Ciclo da Borracha, com a vinda de um número ainda não definido de nordestinos para a Amazônia, daí surgindo a figura do “soldado da borracha”.

O Brasil teria incluído a) criação de uma corporação destinada a promover a expansão econômica brasileira, com apoio técnico/financeiro dos EUA; b) projeto de modernização da mina de Itabira (minério de ferro) e da ferrovia Vitória-Minas; além da modernização e treinamento das Forças Armadas do país.

Por: Lúcio Albuquerque
jlucioac@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários