18 de Março em O Dia na História por Lúcio Albuquerque



COMEMORA-SE

Dia Nacional da Imigração Judaica e Dia de Demolay.

Católicos lembram Santo Eduardo, mártir; São Cirilo de Jerusalém, Santo Anselmo de Lucca, e São João Sarkander.

RONDÔNIA

1961 – O tenente-coronel Abelardo de Alvarenga Mafra assume pela primeira vez (a 2ª foi em 1964) o governo do Território de Rondônia.

BRASIL

1989 — Inaugurado o Memorial da América Latina (SP), um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

1990 - Morre o comediante Mauro Gonçalves, o Zacarias, integrante do grupo Os Trapalhões.

MUNDO

1314 — Tiago de Molay, o 23.º e último grão-mestre dos Cavaleiros Templários, morre queimado na fogueira.

1865 — Guerra do Paraguai: o Paraguai declara guerra à Argentina.

1922 — Na Índia, o líder pacifista Mahatma Gandhi é sentenciado a seis anos de prisão por desobediência civil.

1965 — Cosmonauta soviético Aleksei Leonov, deixa a nave espacial Voskhod 2 por 12 minutos. É o primeiro homem a caminhar no espaço.

FOTO DO DIA

O tenente-coronel Aberto Alvarenga Mafra governou o Território de Rondônia em das oportunidades, ambas em períodos complicados. Em 1961, estava no cargo quando da renúncia de Jânio Quadros. Em 1964 chegou a ser preso pelo governo militar.

Na segunda passagem ficou em torno de quatro meses à frente da administração e deixou um saldo positivo, apesar dos parcos recursos (*): “Criou a Escola Artesanal de Guajará-Mirim. Em Porto Velho, reabriu a olaria do governo, asfaltou a estrada do antigo aeroporto [atual Avenida Presidente Dutra] até o Porto Velho Hotel [hoje administração da Unir] e retomou as obras da BR-364.

Propôs a criação de uma companhia mista de desenvolvimento constituída por garimpeiros de cassiterita, empresas privadas e órgãos governamentais, mas, o projeto foi vetado pelo Conselho de Segurança Nacional”. (Foto: a bucólica Porto Velho na década de 1960)

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu