Rússia preparou lista de ucranianos que devem ser assassinados ou capturados, afirmam EUA

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Rússia preparou lista de ucranianos que devem ser assassinados ou capturados, afirmam EUA


Denúncia foi feita em carta enviada à Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, a chilena Michelle Bachelet

Porto Velho, RO - A Rússia preparou uma lista de ucranianos que devem ser assassinados ou capturados em caso de uma invasão da Ucrânia, afirmou o governo dos Estados Unidos em uma carta enviada ao organismo de direitos humanos da ONU e da qual a AFP obteve uma cópia no último domingo (20).

A carta destaca que Washington está "profundamente preocupada" e alerta para uma potencial "catástrofe de direitos humanos".

O governo dos Estados Unidos tem "informação confiável que indica que as forças russas estão elaborando listas de ucranianos que devem ser assassinados ou enviados para acampamentos após uma ocupação militar", afirma a carta.

"Também temos informação confiável de que as forças russas usariam medidas letais para dispersar protestos pacíficos ou de alguma forma contra-atacar o exercício pacífico da resistência de populações civis", acrescenta a mensagem enviada à Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, a chilena Michelle Bachelet.

A nota, assinada pela embaixadora americana na ONU em Genebra, Bathsheba Nell Crocker, adverte que uma invasão russa da Ucrânia provocaria abusos como sequestros ou tortura, e poderia atingir dissidentes políticos e religiosos e minorias étnicas.

A Rússia enviou mais de 150 mil soldados para a fronteira com a Ucrânia nas últimas semanas. Moscou nega planos de atacar o país vizinho, mas pretende obter garantias de que a Ucrânia não vai aderir à Otan e que a aliança militar removerá suas forças do leste da Europa, propostas rejeitadas pelo países ocidentais.

Fonte: R7


Postar um comentário

0 Comentários