Deputado Marcelo Cruz apoia realização do 3º Norte Nordeste de Futebol de Mesa, modalidade Dadinho

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Deputado Marcelo Cruz apoia realização do 3º Norte Nordeste de Futebol de Mesa, modalidade Dadinho



Porto Velho, RO - O deputado estadual Marcelo Cruz (PATRIOTA), de modo a estimular o esporte em nosso estado, apoiará o 3.º Norte Nordeste de Futebol de Mesa, modalidade Dadinho, que será realizado em Fortaleza no Ceará, nos dias 26 a 27 de março de 2022. O evento é organizado pela Federação de Futebol de Mesa do Ceará — FUTMECE, que tem como Presidente Rafael Moreira.

Inicialmente para participar, será necessário fazer a inscrição para seletiva no fone (69) 9-9361-8491, falar com Maique. Os 4 primeiros ranqueados terão a oportunidade de representar Rondônia no evento. O torneio terá a participação dos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia. O atual campeão nacional é o estado do Ceará que conquistou o primeiro lugar no último torneio.

Segundo o vice-presidente da FRFM, Alecsander Rodrigues, a expectativa é grande, pois o objetivo principal é fomentar o esporte no estado de Rondônia, incentivando a prática desportiva, gerando interação e resgatando valores. Maique Richarde, Presidente da FRFM, disse haver possibilidade da edição de 2023 Norte-Nordeste, ser realizada em Rondônia, ampliando a divulgação deste esporte no estado.

História

Futebol de Mesa tem hoje mais de 100 anos de existência. O antigo jogo de botão, reconhecido desde 1988 pelo antigo Conselho Nacional de Esportes a época ligado ao Ministério da Cultura, (hoje Secretária do Esporte), como um esporte, é praticado por uma legião de adeptos no Brasil e no exterior.

Ubirajara Godoy Bueno, saudoso botonista, no seu livro “Botoníssimo” (Livro 1 – 1998) diz: “As origens de vários jogos foram reveladas através do rastreamento da História da Humanidade com base nos registros preservados ao longo do tempo e outras evidências. Quando isto não é possível, resta-nos apenas suposições ou histórias que não passam de lendas.”

Não se sabe ao certo onde e exatamente como surgiu o “jogo de botões”. A princípio era uma brincadeira que veio a se transformar em um esporte reconhecido com muitos praticantes e admiradores além de ter uma enorme diversidade de regras e materiais praticados regional e nacionalmente. Contaremos um pouco deste esporte tão antigo e considerado por muitos, um bem brasileiro.

Duas brincadeiras de criança podem ter dado origem ao esporte: o jogo da pulga (muito praticado na Europa, principalmente na Inglaterra) que consistia em pressionar uma ficha com outra fazendo com que esta saltasse para um determinado alvo, o gol, que seria um recipiente feito de vidro, madeira, plástico ou até papelão, sobre uma superfície lisa coberta por um tecido. Este jogo foi destaque no livro “Os Melhores Jogos do Mundo” da editora Abril.

Texto e foto: Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários