Acadêmicos da área da saúde fazem protesto pela volta das aulas práticas na Unir

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Acadêmicos da área da saúde fazem protesto pela volta das aulas práticas na Unir


Aulas práticas estão suspensas há quase dois anos

Porto Velho, RO - Acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) fazem protesto em frente à Unir Centro, em Porto Velho (RO), na manhã desta quarta-feira (23). Os estudantes são de cursos da área de saúde e reivindicam a volta das aulas práticas e o passaporte sanitário obrigatório

Os estudantes de enfermagem, medicina, psicologia e educação física pedem o retorno das aulas práticas, que desde março foram suspensas de março de 2020. Já são quase dois anos sem aulas presenciais na Unir.

Nesta quarta-feira o Conselho Superior da universidade está em reunião na Unir Centro para votação do retorno das aulas para o próximo calendário acadêmico.

“A gente sabe que o retorno presencial é uma necessidade neste momento, que muito provavelmente vai voltar em abril, mas existem outras demandas dos estudantes. Por exemplo, o passaporte de vacinação obrigatório que tem sido adotado em mais de 27 universidades ao redor do país”, disse Alexandre, representante do Diretório Geral dos Estudantes da Unir.

Os estudantes dizem também que a paralisação das aulas presenciais está atrasando a formação de profissionais. Para algumas turmas estão faltando aulas práticas para a conclusão do curso superior.

“Tem muitos estudantes aqui que não estão conseguindo se formar porque não têm as disciplinas práticas. É um problema que a gente tem enxergado há muito tempo”, explica Areta, representante do Centro Acadêmico de Medicina da Unir.

Segundo os acadêmicos da área de saúde, a volta para as aulas presenciais vai ajudar a desafogar o sistema de saúde, além de auxiliar na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19.

“Como somos da área da saúde a gente tem demandas específicas. Uma dessas demandas são as aulas práticas obrigatórias. Todos sabem que estudantes da área da saúde precisam praticar para conseguir fazer o trabalho lá na frente, para conseguir aplicar no cotidiano, para melhor tratar a sociedade”, disse Alexandre.

No início de fevereiro a Unir informou ao Diário da Amazônia que os calendários acadêmicos aprovados são referentes a todos os cursos, em todos os oito campi da universidade.

No que se refere a atividades práticas dos cursos, resolução específica prevê a possibilidade de serem realizadas de modo presencial no atual semestre, desde que observadas às medidas de segurança previstas no Plano de Biossegurança da UNIR e a critério dos departamentos acadêmicos.



Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários