Saque-aniversário do FGTS está liberado para 1,3 milhão de pessoas

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Saque-aniversário do FGTS está liberado para 1,3 milhão de pessoas


Trabalhadores com carteira assinada nascidos em janeiro podem sacar o benefício a partir de hoje

Porto Velho, RO - O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para janeiro foi liberado pela Caixa a partir desta segunda-feira (3.jan). O saque dessa modalidade permite a retirada de uma parte do FGTS no mês de aniversário do trabalhador.

Para optar pelo saque-aniversário, o funcionário pode escolher a opção pelo aplicativo do FGTS, pelo site do FGTS da Caixa, pelo Internet Banking ou nas agências. Quem não selecionar o saque-aniversário vai continuar na modalidade saque-rescisão.

Os valores do saque-aniversário ficam disponíveis até o último dia útil do mês seguinte ao do aniversário e se não forem sacados, continuam na conta do FGTS. É possível movimentar a conta para compra de moradia própria, doenças graves, aposentadoria ou calamidade pública.

É possível fazer tudo de forma online. No aplicativo do FGTS, os valores para saques ficam disponíveis. Assim, o trabalhador pode indicar uma conta da Caixa ou de outro banco para receber a quantia, sem nenhum custo. Depois de cinco dias úteis, o valor vai estar disponível na conta do funcionário.

É possível aderir à modalidade pelo aplicativo do FGTS ou pelo site. Veja aqui como fazer.

A partir do momento em que o trabalhador optar pelo saque-aniversário, em caso de demissão, ele automaticamente perde o direito ao saque total do saldo do FGTS. No caso da demissão sem justa causa, o direito de 40% da multa fica mantido.

Como funciona o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para auxiliar o trabalhador após uma demissão por justa causa é direito de todo trabalhador formal, com registro na carteira de trabalho e regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, trabalhadores domésticos, rurais, temporários e atletas profissionais também têm direito ao FGTS.

O dinheiro do fundo é depositado todo mês pelo empregador e corresponde a cerca de 8% do salário mensal do funcionário. A Caixa é o agente operador do FGTS, mas o dinheiro pode ser recebido em contas de outros bancos.

Fonte: SBT News

Postar um comentário

0 Comentários