Ação do drive thru de testagem rápida de covid-19 disponibiliza 1.200 testes em Ji-Paraná

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Ação do drive thru de testagem rápida de covid-19 disponibiliza 1.200 testes em Ji-Paraná

O drive thru para testagem rápida da covid-19 faz parte das ações do Governo de Rondônia para conter avanço da covid-19

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia desenvolve neste sábado (22), mais um drive thru de testagem rápida da covid-19. A ação acontece no município de Ji-Paraná, no antigo posto Vitória I, onde serão disponibilizados pelo Executivo Estadual 1.200 testes rápidos.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Prefeitura do município, o início das ações de testagem aconteceu às 8h e finaliza às 13h. Até às 11h30 deste sábado, certa de mil testes foram realizados, com um total de 113 positivo, conforme dados parciais apresentados.

A 25ª edição de drive thru para testagem rápida da covid-19 faz parte das ações anunciadas pelo Governo de Rondônia para conter a cadeia de transmissão da covid-19. Suzane Merlim foi uma das primeiras a realizar o teste. Ela conta que após ter contato com uma pessoa infectada começou a sentir sintomas gripais. Felizmente o resultado foi negativo para covid-19.

“Essa testagem tem sido fundamental para nossa população. É importante que a gente tenha conhecimento se estamos infectados para não infectar outras pessoas. Se proteger é um ato de amor com as pessoas que vivem ao nosso redor”, disse Suzana.


População de Ji-Paraná comparece para mais uma edição do drive thru

O bombeiro militar, Fábio da Silva, levou os filhos, a esposa e a sogra. Apesar de estar com sintomas da covid-19, Fábio teve o resultado inconclusivo, precisando realizar um teste de sangue em outra unidade.

“Mesmo com o resultado inconclusivo, as orientações que recebi dos médicos aqui, ajudam a proteger a mim e a minha família. É esse monitoramento que faz toda a diferença na realização dos testes”, afirmou.

Laudo médico, atestado e orientações dos profissionais da saúde, fazem parte de toda a ação do drive thru para quem testa positivo. É destaque também o trabalho da Juventude Voluntária, da Superintendência Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (Sejucel), que atende no cadastro de cada pessoa que realiza o teste. São 20 jovens ajudando voluntariamente nas ações de testagem.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, reforça o trabalho feito em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná e convida a população a estar presente na testagem.

“A realização dos testes hoje serve para quebrar a cadeia de transmissão da covid-19. É orientar a população quanto ao diagnóstico do vírus e quanto aos cuidados necessários para se cuidar. Teve algum sintoma, contato com alguém infectado ou simplesmente quer tirar a dúvida, esteja aqui”, destaca o secretário.

O vice-governador de Rondônia, José Jodan, também esteve presente e agradeceu todo o trabalho coordenado pela Sesau e a prefeitura do município. Ele reafirma que “precisamos combater esse vírus. Vamos atender a todos para trazer à população tranquilidade e segurança e assim vencermos essa pandemia”.

Na testagem, o método utilizado tem sido o antígeno, que consiste em um exame mais preciso com a identificação do coronavírus desde os primeiros dias de infecção, com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade.

Ao todo, já foram 24 edições realizadas no Estado, sendo nos municípios de Guajará-Mirim, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Porto Velho, Ariquemes, jaru, Ji Paraná Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura, Buritis, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Alvorada D’Oeste, Cerejeiras e Vilhena.

Texto: João Antônio Alves
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários