4 de Janeiro - O DIA NA HISTÓRIA

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

4 de Janeiro - O DIA NA HISTÓRIA


BOM DIA 4 DE JANEIRO!

Porto Velho, RO - Dia Nacional do Hemofílico. Dia Mundial do Braille. Dia Nacional da Abreugrafia. Dia Mundial do Hipnotismo.

Católicos lembram Santa Ângela de Foligno, Santa Isabel Seton.

RONDÔNIA

1933 – Os padres João Nicoletti e Antonio Carlos Peixoto dão início à construção do colégio Dom Bosco (ao lado da atual catedral de Porto Velho).

1974 – O decreto-lei 73.413 estabelece o Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis, autorizando a abertura d uma rodovia BR-425 ligando Guajará-Mirim à BR-364 (Abunã).

1982 – No Palácio Presidente Vargas (PVh), o ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo, declara instalado o Estado de Rondônia.

BRASIL

1875 – Fundado o jornal 'A Província de São Paulo', a partir de 1889 “Estado de São Paulo”. 1982 – Instalado, o Estado de Rondônia se torna a 23ª estrela na Bandeira do Brasil. 2008 — Nasce Rayssa Leal, a “Fadinha do skate” medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

MUNDO

1809- Nasce Louis Braille, inventor da linguagem para cegos.

1863 — Fundação da Igreja Nova Apostólica (cristã e quiliástica) em Hamburgo (ALE). 1865 — A Bolsa de Valores de Nova Iorque inaugura sua primeira sede permanente.

1958 — A nave Sputnik 1, (URSS) o primeiro satélite artificial da Terra, reentra na atmosfera terrestre e é pulverizado pelo atrito.

FOTO DO DIA

Com caravanas de vários estados e de todos os municípios – eram 13 até então, e chuva (como registrou em sua edição do dia seguinte o Jornal Alto Madeira – foto), o ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo (o ministro do Interior Mário Andreazza também estava presente), e muita emoção do governador Jorge Teixeira, foi instalado no dia 4 de janeiro de 1982, uma segunda-feira, o Estado de Rondônia, o primeiro dos territórios Federais criados em 1943 a alçar à condição de Unidade da Federação.

Conforme a Lei Complementar 41/1981 a 23ª Estrela no “Azul da União”, nascia apenas com um poder designado, o Executivo, dando ao governador Jorge Teixeira meios para criar outros órgãos da estrutura normal do Estado (Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas).

O Poder Legislativo foi instalado apenas em 6 de agosto de 1983 quando promulgada a Constituição Estadual.

Por - Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários