Professor da USP é demitido após denúncias de assédio sexual

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Professor da USP é demitido após denúncias de assédio sexual


Claudio Lima de Aguiar, docente da Esalq, foi denunciado por alunas de conduta abusiva

Porto Velho, RO -
O reitor da USP (Universidade de São Paulo), Vahan ​Agopyan, acatou recomendação de uma comissão da instituição e demitiu o professor Claudio Lima de Aguiar, denunciado por "reiteradas práticas de assédio sexual e moral" contra alunas.

Aguiar era coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba. Ele foi denunciado em 2019. Desde então, uma comissão processante analisava as acusações.

Oito pós-graduandas, que foram orientadas por Aguiar, o acusaram de assédio sexual, segundo a Adusp (Associação de Docentes da USP). Ao jornal O Globo, seis alunas relataram situações de abuso físico, comentários sexistas, convites indecentes e abuso de autoridade.

A exoneração foi assinada pelo reitor no último dia 20 de dezembro, mais de dois anos após o início do processo interno. A Congregação da Esalq aprovou a demissão em novembro, por 62 votos favoráveis e três abstenções.

Em nota, a Adusp (Associação de Docentes da Universidade de São Paulo) considerou ter sido uma vitória da comunidade acadêmica a demissão de Aguiar. "Trata-se de uma mudança de mentalidade significando um sinal de superação de posturas machistas e permissivas em razão da hierarquia universitária", diz Paulo Moruzzi Marques, diretor regional da Adusp em Piracicaba.


"É uma conquista obtida pela coragem das mulheres que levaram a denúncia adiante", conclui.

Fonte: Folha de São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários