Hino de Porto Velho ganha vídeo destacando as belezas, a história e o desenvolvimento da capital

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Hino de Porto Velho ganha vídeo destacando as belezas, a história e o desenvolvimento da capital


Prefeitura disponibiliza o material audiovisual para download

Porto Velho, RO - 
No ano em que Porto Velho completou 107 anos de história, o hino do município ganhou uma merecida homenagem. Um vídeo com imagens atuais da capital foi produzido junto de uma nova gravação musical do hino, mantendo a originalidade da letra escrita por Cláudio Feitosa, e incluindo a participação de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Entre as belas imagens trazidas, estão o nascer do sol no Rio Madeira, as Caixas D’Água na Praça Três Marias, o complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) revitalizado, o Prédio do Relógio, a Catedral Sagrado Coração de Jesus, entre outras atrações. Personagens dessa história, como os soldados da borracha, também não poderiam ficar de fora.

O superintendente municipal de Comunicação, Beni Domingues Júnior, explica o início do projeto. “A ideia nasceu em uma conversa com o prefeito Hildon Chaves. Pensamos em recriar a emoção musical, com todos os cuidados necessários em respeito à versão original, trazendo legendas e linguagem de sinais para garantir a acessibilidade, e produzindo um vídeo que mostra os pontos históricos de Porto Velho sob uma perspectiva atual, destacando as conquistas, as belezas naturais, e o desenvolvimento da nossa cidade”.


Hino ganhou uma nova gravação, mantendo a originalidade da letra

Para o historiador e vereador Aleks Palitot, o Hino de Porto Velho demonstra o sentimento de pertencimento que a população deve ter por sua história. "A nova produção, parte musical e melodia, que contemplam a letra do hino, conseguiram repaginar, mas respeitando as raízes e a essência, apenas realçando os valores em sua letra", afirma. "Os intérpretes foram extremamente felizes e conseguiram trazer no seu tom de voz e musicalidade toda a emoção e o sentimento que o povo de Porto Velho deve ter pela cidade".

Através deste link, a prefeitura de Porto Velho disponibiliza o vídeo com o hino do município para download, para que possa ser utilizado por setores da educação, cultura, órgãos públicos e a população em geral.

ORIGEM DO HINO

Em 1983, durante a gestão de Sebastião Valadares, a prefeitura de Porto Velho lançou o edital do concurso para a criação da bandeira, hino e brasão do município. O escritor e pesquisador Cláudio Feitosa se sagrou vencedor ao escrever aquele que se tornaria o Hino de Porto Velho.

Com os símbolos aprovados, um projeto de autoria do Poder Executivo foi enviado à Câmara Municipal, que aprovou a Lei 249, de 11 de outubro de 1983, oficializando o hino, a bandeira e o brasão do município.

Assista ao videoclipe:

 

LETRA DO HINO DE PORTO VELHO

No Eldorado uma estrela brilha
Em meio à natureza, imortal:
Porto Velho, cidade e município,
Orgulho da Amazônia ocidental,

São os seus raios estradas perenes
Onde transitam em várias direções
O progresso do solo de Rondônia
E o alento de outras regiões.

Nascente ao calor das oficinas
Do parque da Madeira-Mamoré
Pela forja dos bravos pioneiros,
Imbuídos de coragem e de fé.

És a cabeça do estado vibrante:
És o instrumento que energia gera
Para a faina dos novos operários,
Os arquitetos de uma nova era.

No Eldorado uma gema brilha
Em meio à natureza imortal:
Porto Velho, cidade município,
Orgulho da Amazônia ocidental.


Texto: SMC
Foto: Leandro Morais e SMC

Postar um comentário

0 Comentários