Prefeitura entregou quase dez mil toneladas de calcário

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Prefeitura entregou quase dez mil toneladas de calcário



Transporte gratuito de calcário potencializou a produção agrícola nos distritos e setor chacareiro


Nos quatro anos do primeiro mandato, a gestão Hildon Chaves, através do programa Pró-Calcário, gerenciado pela Semagric, promoveu o transporte gratuito de 9.905 toneladas de calcário do interior do Estado até a capital e seus distritos, atendendo também todo o setor chacareiro e produtores da agricultura familiar.

Em 2017 foram transportadas 2.127 toneladas, atendendo 426 produtores. Em 2018 foram 1.567 toneladas, alcançando 52 produtores. Nos anos 2019/2020, já com a Semagric sob o comando de Luiz Cláudio da Agricultura, foram transportadas 5.511 toneladas, sendo 4.270 através de convênio de frete e 1.241 com a utilização de frota própria.

“Nos últimos dois anos atendemos 94 associações, beneficiando direta e indiretamente 4.700 agricultores familiares”, disse Luiz Claudio da Agricultura.

O titular da Semagric disse que o programa Pró-Calcário vai ser mantido nos próximos anos, já que a utilização do produto tem forte impacto na melhoria da produção agrícola e na economia rural.

Ele explica que a maioria das terras, tanto no entorno da capital quanto nos distritos, tem alto nível de acidez. Quando o solo é corrigido com aplicação do calcário a produtividade aumenta.

Ele cita como exemplo a cultura da mandioca. “Em solo sem correção, a produção média é de 3 toneladas por hectares. Quando a terra é tratada com calcário e se faz o trato correto, a produção pode chegar a 20 toneladas por hectare”, explica Luiz Cláudio da Agricultura, apontando também que os benefícios são grandes também na pecuária.

“Numa área degradada, coberta por pastagens, o criador consegue manter dois animais em um hectare. Com o uso de calcário, consegue manter quatro animais com boa qualidade de alimentação”.

O mais importante disso tudo, conforme Luiz Cláudio, é a duplicação da produção rural sem necessidade de desmatamento. “O programa Pró- Calcário garante sustentabilidade ambiental, melhoria na renda das famílias rurais e segurança alimentar, com o aumento da produção de alimentos”, diz Luiz Cláudio, justificando o programa e classificando o Pró- Calcário como um dos mais importantes da gestão Hildon Chaves no seu primeiro mandato.

COMDECOM

Postar um comentário

0 Comentários