Padre Vincenzo, fundador da Casa Família Rosetta em RO, morre aos 74 anos na Itália

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Padre Vincenzo, fundador da Casa Família Rosetta em RO, morre aos 74 anos na Itália



Padre Vincenzo Sorce, de 74 anos, fundador e presidente internacional da Associação Casa Família Rosetta, morreu nesta segunda-feira (4), em Serradifalco, região da Sicília, na Itália, país onde nasceu, cresceu e morava. A instituição conta com unidades em três cidades de Rondônia: Porto Velho, Candeias do Jamari e Ouro Preto do Oeste.

Vincenzo tinha problemas de saúde e faleceu dormindo durante a madrugada após uma crise de hipertensão. A associação publicou um comunicado nas redes sociais lamentando a morte do presidente (veja íntegra).

O projeto do padre pousou em Rondônia em 1992. Nesse tempo, Vincenzo Sorce salvou pelo menos 5 mil pessoas na região. Entre um dos trabalhos fornecidos pela instituição está um programa terapêutico que objetiva prevenir, tratar, recuperar e fazer a reinserção social das pessoas que são dependentes químicas.

Para a diretora geral da Associação em Porto Velho, Giuseppina Maria Fulco, a morte de Padre Vincenzo é uma perda colossal para quem teve a chance de conhecê-lo e ser ajudado por ele.

"Era um homem de grande cultura, mas também de um coração enorme. Ele dedicou a vida dele a serviço dos pobres. Era um padre diferente. Esse será o legado que vai deixar. É uma enorme perda", disse Giuseppina, emocionada.

Também italiana, Giuseppina entrou na associação em 1994 e no ano seguinte se tornou diretora da instituição no Brasil. Segundo ela, em média são atendidas 120 pessoas com deficiência e 200 com dependência química por dia.

Para dar o último adeus ao padre, ela viajará durante a madrugada de terça-feira (5) à Itália. "Tem muitos livros dele aqui. Viajo esta madrugada para me despedir", confirmou.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Airton Marin, dedicou um espaço em seu perfil em uma rede social para homenagear o padre.

Em um trecho do texto, Airton diz: "Perde a Itália. Perde o Brasil. Perde a humanidade uma alma tão acolhedora e difusora de amor em tempos de discriminação e ódio".

"É uma pessoa que dedicou sua vida ao semelhante, fundando casas de acolhimento para pessoas necessitadas em todo mundo. O Padre Vincenzo também deu ênfase a um tratamento inédito para toxicomania, utilizando de conhecimentos científicos, espirituais e psicológicos. É muito triste", contou o procurador ao G1.

O trabalho em prol de pessoas com deficiência física e dependentes químicos começou pelas mãos de Vincenzo nos anos 60 no território italiano. Depois, se expandiu pelo mundo e conta, inclusive, com uma unidade em Tanzânia, na África, e outras três em Rondônia – Porto Velho, Candeias do Jamari e Ouro Preto do Oeste.

Padre Vincenzo Sorce foi ordenado sacerdote em 1970. Era formado em pedagogia e teologia. Foi professor de teologia na Faculdade Teológica de Palermo, na Itália, por 30 anos. Também escreveu centenas de livros e trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU).

O corpo do Padre Vincenzo será enterrado na próxima quinta-feira (7), na Catedral de Caltanissetta, na Itália.

Confira a abaixo o comunicado da Associação Casa Família Rosetta pela morte de Padre Vincenzo:

A Associação Casa Família Rosetta comunica e manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Fundador e presidente, Padre Vincenzo Sorce. Vincenzo veio a óbito na madrugada desta segunda-feira (04) em Serradifalco (Caltanisseta, Itália), país onde nasceu e morava até os dias de hoje.

Padre Vincenzo trouxe a Casa Família Rosetta para o Brasil no início dos anos 90 e como fala em sua frase “Tudo o que é amado, cresce” por aqui não foi diferente, a obra cresceu e já estamos em Porto Velho, Candeias e Ouro Preto do Oeste com instalações para o apoio e tratamento de pessoas com deficiência e comunidades para se recuperar de pessoas com dependência. Mais recentemente, Vincenzo estendeu o compromisso com o povo da Tanzânia, por lá, Vincenzo, levou amor aos deficientes e os doentes.

Ordenado sacerdote em 1970, o padre Vincenzo Sorce se formou em pedagogia e teologia, e ensinou durante trinta anos na Faculdade de Teologia de Palermo. O compromisso na "Casa Família Rosetta" estava cheio de qualquer maneira, e ele tinha dito e explicou o nascimento e o crescimento e os valores-guia (atenção para as necessidades das pessoas, especialmente marginalizadas e sofrimento, fé, a investigação científica) em vários livros (“ A coragem de ousar "," Nova Evangelização e Escolha do Último "," Curar as feridas "etc.).

Pela excelência, a originalidade e a eficácia do projeto terapêutico de "Terra Prometida", a Associação fundada pelo P. Vincezo Sorce foi durante muitos anos um parceiro da agência da ONU para o combate à toxicodependência, e organizou inúmeros cursos de formação para médicos, psiquiatras e operadores em vários países da Europa Oriental e África.

"Tudo o que é amado cresce", essa é uma das frases que Vincenzo adorava seguir e hoje é a prova do fato de que tudo que ele amava - com dedicação, compromisso e constante espírito de sacrifício - cresceu, brotou, criando e cuidando dessa grande família que se apega à memória de um grande homem. Nossa gratidão e o nosso mais puro AMOR ao Padre Vincenzo Sorce.

Postar um comentário

0 Comentários