O dia na história, bom dia 14 de janeiro

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

O dia na história, bom dia 14 de janeiro


COMEMORA-SE

Porto Velho, RO - Dia Nacional do Enfermo, Dia do Treinador de Futebol. Dia de Ano Novo – para os sérvios ortodoxos

Católicos lembram Santa Verônica de Binasco, Santa Macrina Mr, São Félix de Nola, São Pedro Donders, São Fulgêncio de Cartagena

RONDÔNIA

1942 – O 2º tenente da Marinha, Emiliano de Melo Sampaio, instala em Porto Velho a Agência da Capitania dos Portos à Rua Barão do Rio Branco 534.

BRASIL

1892 – Nasce Martin Niemöller, pastor alemão, líder da resistência ao nazismo, a quem é atribuído o poema "Depois eles vieram pelos judeus, e eu não protestei porque não era judeu.". 1898 — Nasce Juarez Távora, militar e político, chamado “Rei do Norte” durante o primeiro período Getúlio Vargas.

1926 – Nasce o jogador Baltazar, apelidado “Cabecinha de Ouro”, tal a facilidade de concluir jogadas aéreas. 1974- O general Ernesto Geisel é escolhido para presidir o Brasil e em seu governo inicia o processo de “abertura política.

MUNDO

1876 — O telefone é patenteado por Alexander Graham Bell. 1973 — Transmitido via satélite, o concerto de Elvis Presley, Aloha from Hawaii, bate o recorde da mais assistida na história da televisão.

FOTO DO DIA

Idealizada pelo bispo Dom Xavier Rey, desde a década de 1930, ainda como padre, atuando no Vale do Guaporé/Mamoré, a Catedral de Nossa Senhora do Seringueiro, sediada em Guajará-Mirim, foi inaugurada em dezembro de 1971.



Segundo o historiador Anísio Goraieb, sua construção demorou 16 anos, e o novo templo substituiu a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que se tornara pequena para o grande número de fiéis. A consagração ao Seringueiro, conforme Dom Rey, foi parra fortalecer a fé de milhares de famílias que dedicavam suas vidas à busca da seringa.

Daí ter a Catedral, em seu interior, “imagens e gravuras que retratam a principal atividade na região na época da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e durante muitos anos depois, o Seringueiro”, lembra Goraieb. Na foto de cima a catedral em construção em 1966 e na seguinte como é atualmente.

Por: Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários