Fotos - Parque Natural de Porto Velho recebeu mais de 33 mil visitantes em 2021


Trilha na floresta, área de camping e museu são alguns dos atrativos ao público

Porto Velho, RO - 
O Parque Natural de Porto Velho é uma das opções mais populares de lazer aberta à população Portovelhense e aos turistas que procuram a capital de Rondônia. Somente em 2021, mais de 33 mil pessoas passaram pelo local.

O quantitativo representa uma média de 138 pessoas por dia, desde junho de 2021 quando foi reaberto após fechar temporariamente por conta das medidas preventivas de combate à covid-19.

O advogado Jadson Souza Aranha, de 42 anos, nasceu em Ilhéus (BA) e cresceu em Porto Velho. Morando atualmente em Brasília com a esposa e os filhos, ele lembra da infância quando estudava na Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva. Na época, há 30 anos, Jadson tinha 12 anos de idade quando ele e o irmão visitaram o parque durante uma excursão do colégio. Fascinado, ele fala do paredão de pedra que existe dentro do percurso na trilha, do qual ele nunca esqueceu.

“A trilha aqui antigamente era no chão mesmo, não tinha nenhuma trilha feita de palafitas. Eu lembro que no meio dela tinha um paredão de pedra imenso e como éramos pequenos, isso em 1992, ficávamos admirados com o tamanho dela. Lembro ainda que nós saímos do ônibus naquele dia comemorando de tanta alegria”, relembra.


Jadson Souza Aranha reviveu memórias ao retornar ao parque

Parte da trilha feita de palafitas está fechada para reforma. Apenas a trilha aberta no meio na mata está funcionando normalmente com o auxílio de um guia turístico. Para fazer a caminhada é necessário a utilização de calça, sapato fechado e garrafas com água para enfrentar mais de dois quilômetros dentro do percurso médio.

Além da trilha, o Parque Natural de Porto Velho oferece outros atrativos, como o acervo completo com diversas espécies de animais empalhados no museu, uma área de camping, viveiro de plantas com diversas espécies arbóreas da Amazônia e um lago com tracajás e jacarés.

Para garantir uma boa experiência de convivência entre visitantes e a natureza, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) redobrou a atenção quanto ao uso de álcool gel, máscaras e distanciamento como medidas preventivas contra a covid-19.

O local também passa por constantes revitalizações para melhor atender aos visitantes e moradores.


Trilha pela unidade de conservação é feita com auxílio de um guia turístico

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Antes conhecido como Parque Ecológico, o local passou a ser incluído no cadastro do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC) e reconhecido na categoria de parque de proteção integral. Isso permite que o visitante tenha contato com a fauna em condições próprias de estado natural.

A unidade de conservação é uma das mais bem aparelhadas de Rondônia para receber visitantes. Também é vista como um grande laboratório natural para a comunidade científica por possuir uma ampla biodiversidade.

HISTÓRIA

A área do Parque Natural de Porto Velho possui 390 hectares de extensão e foi doada ao município pelo ambientalista Raimundo Paraguassu, que era proprietário do local à época. Em agosto de 2019, através da lei 2.623/2019, a Câmara Municipal aprovou o nome do ambientalista para batizar o parque, passando então a ser chamado de Parque Natural Raimundo Paraguassu.

O parque fica localizado no fim da avenida Prefeito Chiquilito Erse e funciona das 8h às 17h, de terça-feira a domingo.



















































Texto: Carlos Sabino
Fotos: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu