Aumento de casos graves pelo vírus H3N2 em RO faz Sesau ofertar novos leitos

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Aumento de casos graves pelo vírus H3N2 em RO faz Sesau ofertar novos leitos


No Hospital Cosme e Damião que trata exclusivamente de crianças, houve a ampliação de mais cincos leitos.

Porto Velho, RO - O número de pessoas apresentando a forma grave do vírus Influenza H3N2 tem feito crescer os registros em Rondônia. Desde outubro do ano passado, órgãos de saúde do país, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já alertavam para o surto da doença em Rondônia, mas as preocupações em torno do problema, segundo pessoas ligadas a instituições só partiram, quando as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e USB’s e Hospitais já estavam praticamente abarrotados de doentes.

No estado, as recomendações para os cuidados em torno da H3N2 são os mesmos da Covid-19 que também tem apresentado aumento. Nada de aglomerações, uso continuo de máscara, seja em locais públicos ou privados. Além do álcool em gel que deve ser associado com a limpeza das mãos.

Em decorrência do aumento de registros graves da Influenza, a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) não viu alternativa senão ofertar mais leitos para hospitalização. No Hospital Cosme e Damião que trata exclusivamente de crianças, houve a ampliação de mais cincos leitos.

Esta semana, das 23 pessoas internações nas unidades de saúde do estado, 12 tinham o quadro hospitalar grave, duas pessoas, sendo um adolescente e um bebê, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Do início de dezembro quando os casos começaram a surgir com força, até os primeiros dias de janeiro de 2022, Rondônia contabiliza quase 500 infecções pelo vírus H3N2.

Até o fechamento desta reportagem, 11 pessoas haviam morrido em decorrência da doença. A instituição estadual lembra que todas elas tinham histórico de comorbidade, sendo que seis homens, três mulheres e duas crianças.

Em entrevista via vídeo, o chefe da pasta, Fernando Máximo é categórico ao afirmar que a doença não tem resistência quando o corpo está imunizado com o uso das vacinas, tanto para Influenza quando para a Covid-19.



Fonte - News Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários