Com Conecte SUS fora do ar, veja como obter comprovante de vacina

Usuários podem utilizar o cartão físico ou acessar plataformas estaduais e municipais para pegar o certificado

Porto Velho, RO - Após ataque hacker que tirou do ar o site do Ministério da Saúde e a plataforma Conecte SUS, na madrugada de sexta-feira (10), muitos usuários enfrentam dificuldades para acessar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Como o Conecte SUS continua fora do ar neste sábado (11), os usuários podem utilizar o cartão físico de vacinação. No comprovante em papel está descrito qual o fabricante da vacina, o lote do imunizante e a data da segunda dose, para quem ainda não tomou.

O comprovante é exigido por 249 cidades de acordo com um levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e ao menos 20 capitais brasileiras pedem o passaporte da vacina para a entrada em diferentes estabelecimentos e eventos.

Além disso, os usuários precisam do comprovante para receber a segunda dose ou a dose de reforço.

Comprovantes digitais

Alguns estados e municípios também oferecem ferramentas online para o acesso aos comprovantes de vacinação. Quem tomou a vacina no estado de São Paulo pode acessar os dados no aplicativo do Poupatempo. O modelo é idêntico ao impresso, entregue nos postos de saúde após a vacinação contra a Covid-19.

O Espírito Santo oferece o acesso ao comprovante pela plataforma Vacina e Confia. Em Curitiba é possível usar o Saúde Já.

Em Salvador, a Carteira de Vacinação Digital pode ser obtida por meio do site da Secretaria de Saúde. Já em Recife, é só baixar o aplicativo Conecta Recife para pegar o certificado.

O Rio Grande do Norte possui um sistema estadual, o RN Mais Vacina, uma plataforma desenvolvida pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Os moradores de João Pessoa podem baixar o aplicativo Vacina João Pessoa ou acessar o site da prefeitura. Para quem tomou a vacina em Campina Grande, o acesso também é por aplicativo, o Vacina Campina Grande.


Fonte: R7

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu