Servidores do Detran Rondônia participam de Curso Avançado de Educação para o Trânsito em São Paulo

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Servidores do Detran Rondônia participam de Curso Avançado de Educação para o Trânsito em São Paulo


Participam do curso servidores do Detran de Porto Velho e de municípios de Rondônia

Porto Velho, RO - Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia que trabalham com Educação para o Trânsito participam de Curso Avançado de Educação para o Trânsito e Consciência, promovido pela Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran). O curso que acontece em São Paulo, iniciou nesta sexta-feira (26) e finaliza no sábado (27).

O treinamento tem por objetivo oferecer à Educação para o Trânsito uma perspectiva crítica, compreendendo os objetivos e especificidade do processo ensino-aprendizagem, qualificando e atualizando os profissionais que atuam na área.

Possibilita ainda a aquisição de conhecimentos sobre conteúdos e técnicas educativas, para o desenvolvimento de aulas, e demais atividades destinadas aos alunos do ensino fundamental, médio e superior propiciando maior interesse e aprendizagem, além de oferecer orientações sobre Legislação vigente para a Educação no Trânsito.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Claudia Roberta Stochi, que participa da capacitação, juntamente com mais oito servidores da Capital e do interior do Estado, destaca a importância de se investir em qualificação dos profissionais do Detran Rondônia que trabalham com Educação para o Trânsito e lembrou que o órgão realizou recentemente o Encontro de Planejamento de Práticas Pedagógicas para 2022, onde todos os servidores do órgão que trabalham com Educação de Trânsito participaram e se qualificaram.

“Agora estamos participando dessa formação e vamos ser multiplicadores desse conhecimento; vamos levar o conhecimento para os demais e quem ganha com isso é a sociedade que terá um trânsito mais humanizado e seguro”, pontuou a diretora.

APRENDIZAGEM

A diretora da Dtet comentou ainda que o papel do professor no processo ensino-aprendizagem da Educação para o Trânsito também será abordado na capacitação, promovendo discussões em relação à educação para o trânsito no Ensino Fundamental, objetivando a integração ao currículo escolar, de forma transversal, conforme as Diretrizes da Educação para o Trânsito conforme prevê a (Portaria 147 do Senatran) que tem por combater os altos índices de acidentes de trânsito.

Outra proposta é o desenvolvimento de forma prática a capacidade de trabalhar a Educação para o Trânsito, por meio do teatro utilizando os jogos teatrais para formulação de uma proposta aplicável ao Ensino Fundamental visando promover uma mudança comportamental do aluno quanto ao seu exercício de cidadania frente ao trânsito.

O curso tem um conteúdo bem diversificado que vai desde: Educação como processo de mudança; origem da Educação para o trânsito; ações e abordagens pedagógicas – itinerários; evolução do trânsito; consciência; gerações e o trânsito; décadas de ações para a segurança viária; comportamento humano, agressividade e o trânsito; legislação brasileira pertinente; ética e moral no trânsito e ensino formal – temas transversais.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano e Roberta Stochi
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários