Talvez nunca se saiba origem da Covid, admitem agências dos EUA

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Talvez nunca se saiba origem da Covid, admitem agências dos EUA


Relatório divulgado sexta-feira rejeita sugestões de que o novo coronavírus se originou como uma arma biológica da China

As agências de inteligência dos EUA disseram, na sexta-feira (29), que talvez nunca consigam identificar as origens da Covid-19, ao divulgarem uma nova versão mais detalhada de sua análise para determinar se o coronavírus partiu dos animal para a transmissão humana ou vazou de algum laboratório.

O Escritório do Diretor de Inteligência Nacional dos EUA afirmou em um relatório que uma origem natural e um vazamento de laboratório são hipóteses plausíveis de como o Sars-Cov-2 infectou humanos pela primeira vez. Mas disse que os analistas discordam sobre o que é mais provável ou se alguma avaliação definitiva pode ser feita.

O relatório também rejeitou sugestões de que o coronavírus se originou como uma arma biológica, dizendo que os proponentes dessa teoria "não têm acesso direto ao Instituto de Virologia de Wuhan" e foram acusados ​​de espalhar desinformação.

O relatório divulgado nesta sexta-feira é uma atualização de uma revisão de 90 dias que o governo do presidente Joe Biden revelou em agosto, em meio a intensas disputas políticas internas sobre o quanto culpar a China pelos efeitos da pandemia global, em vez de governos que podem não ter agido com rapidez suficiente para proteger os cidadãos.

A China respondeu nesta sexta-feira criticando o relatório.

"Os movimentos dos EUA de confiar em seu aparato de inteligência em vez de cientistas para rastrear as origens da Covid-19 são uma farsa política completa", disse Liu Pengyu, porta-voz da embaixada chinesa em Washington, em um comunicado por email.

O ex-presidente republicano Donald Trump - que perdeu sua candidatura à reeleição quando a pandemia devastou a economia dos EUA - e muitos de seus apoiadores se referiram à Covid-19 como "vírus chinês".

(Reportagem adicional de Kanishka Singh, em Bengaluru)


Postar um comentário

0 Comentários