O dia na história por Lúcio Albuquerque



O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – jlucioac@gmail.com

rondoniaalemdahistoria.com.br

Só nossa história e os personagens

BOM DIA 6 DE OUTUBRO!

COMEMORA-SE


Dia do Tecnólogo Educacional. Dia Nacional do Circulista.

Católicos lembram Santa Maria Francisca e São Bruno de Colônia.

RONDÔNIA

1915 –O prefeito de Santo Antônio do Rio Madeira (desde 1945 bairro de Porto Velho) expede a Resolução 735, elevando a vila de Ariquemes à condição de distrito de Santo Antônio.

BRASIL

1831- Revolta no corpo de artilharia da Marinha, na Ilha das Cobras , repelida pela Guarda Nacional. 1916 – Nasce Ulysses Guimarães, o “Senhor diretas” que presidiu a Constituinte de 1888. 1940 - Morre Adolfo Lutz, “pai” da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. 1965 — O presidente Castelo Branco envia ao Congresso proposta mudando a legislação brasileira. 1974- Emerson Fittipaldi conquista o mundial de Fórmula 1 pela 2ª vez.

MUNDO

1807 — Humphry Davy inicia experiências com a eletrólise, obtendo do elemento químico potássio.
 1927 — Estrelado por Al Jonson, “O Cantor de Jazz”, primeiro filme falado da história, estreia em Nova Iorque.

1973 — Egito e a Síria atacam de surpresa a Israel no feriado judaico do Yom Kippur (Dia do Perdão), mas se rendem 20 dias depois.

1976 – Presa na China a Gangue dos Quatro, é o fim da Revolução Cultural, iniciada em 1966.

Em 1979 —João Paulo II é o 1º papa a visitar a Casa Branca. 1999 — Morre, aos 79 anos, Amália Rodrigues, a voz universal do fado português.

1995 — Descoberto 51 Pegasi b, o lº planeta orbitando outro sol.

2010 — É criado o Instagram, aplicativo de compartilhamento de fotos.

FOTO DO DIA

No lago Uruapiara, Comunidade Centenário, grupo de devotos de São Sebastião descem o barranco para pegar o barco e seguirem em direção a outro local para continuarem a celebração do santo padroeiro, continuando a romaria tradicional. Há duas versões para a palavra indígena Uruapiara, “Grande lago de aguas escuras”, ou “Pau atravessado”.

O lago, considerado um dos mais belos da Amazônia na bacia do Rio Madeira, fica em Humaitá (AM) município de onde foram retiradas terras para a criação do município de Porto Velho (a 200KM por via rodoviária asfaltada).

Em Uruapiara nasceu um dos grandes nomes da literatura regional, o escritor e poeta Raimundo Neves de Almeida, membro da Academia de Letras de Rondônia, cadeira número 32, cujo patrono é o fundador de Humaitá, comendador José Francisco Monteiro.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu