Escola de Cacoal desenvolve projeto Restaurante Literário e entrega livros para incentivo à leitura

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Escola de Cacoal desenvolve projeto Restaurante Literário e entrega livros para incentivo à leitura


Aluno e toda comunidade terão acesso a um cardápio variado que alimenta a mente

Porto Velho, RO - Nos últimos anos, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem motivado as escolas estaduais a participarem de um projeto que visa o incentivo à leitura, o “Dia de Ler. Todo Dia”. Com a pandemia, o distanciamento social tornou o projeto ainda mais desafiador. Em Cacoal, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Gomes e encontrou uma maneira criativa para desenvolver o projeto junto aos alunos, lançando um Restaurante Literário Virtual.

Por meio de um aplicativo de delivery on-line, os alunos estão disponibilizando um cardápio variado, que inclui: salada de poesias, sopa de contos, moqueca de trava-línguas, farofa de parlendas, macarrão ao molho de advinhas, pizza de histórias em quadrinhos, vatapá de crônicas e cuscuz de fábulas.

O projeto foi desenvolvido com a parceria do proprietário da franquia de delivery on-line. A partir do acervo do Restaurante Literário C.G, foi possível desenvolver o Projeto Delivery Literário. “O Delivery Much”, até então, era um aplicativo de comida apenas, uma praça de alimentação on-line, mas com o desenvolvimento desse projeto, passou a oferecer alimento cultural, onde o aluno e toda a comunidade terão acesso a um cardápio variado. E divertido, com produções autorais e outros pratos que alimentam a mente”, conta o diretor da escola Carlos Gomes, Luiz Cesar Moreira.

O “Dia de Ler. Todo Dia” tem sido desenvolvido desde o início e, dentro deste projeto realizado pelo Governo de Rondônia por meio da Seduc, a Escola Carlos Gomes tem executado o “Delivery Literário” em etapas, inclusive a escolha da logomarca do restaurante, foi escolhida após votação dos alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Outra etapa importante foi a escolha do cardápio e a construção de toda a estrutura do “Restaurante Literário”, desde a publicidade à contratação de funcionários para efetivar os pedidos que forem solicitados.

“O estudo dos gêneros textuais foram divididos por ano escolar. As turmas do 1º ao 5º anos, por exemplo, ficaram responsáveis pela produção de vídeos. Os alunos de 6º e 7º anos, prepararam os pratos com os ingredientes especiais de quadrinhos, poemas e poesias. Já as turmas do 8º ano produziram a propaganda e do 9º ano criaram histórias em quadrinhos (HQs). Por fim, os alunos do 1º ano do Ensino Médio produziram artigos de opinião”, detalha o diretor da escola.

Vale ressaltar que todos os gêneros textuais que culminaram na produção do acervo do Restaurante Literário foram trabalhados pelos professores ao longo do ano, junto aos estudantes da Escola Carlos Gomes.


Alunos e servidores são escalados para atender todas as solicitações

FAÇA O PEDIDO

Os pedidos, ao Restaurante Literário, podem ser feitos de segunda-feira à sexta-feira, no período matutino, entre às 8 horas e 11h30. No período vespertino, é possível realizar o pedido toda segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 14 horas às 17 horas.

Para aqueles que gostam de ler à noite, o cardápio literário está disponível das 18 horas às 21 horas, às terças-feiras e quintas-feiras. A escola escalou servidores que estão responsáveis em atender as solicitações feitas ao delivery e alguns alunos também contribuem com a tarefa.

No final de setembro, todo o projeto e as etapas do Restaurante Literário foram apresentados a uma banca avaliadora designada pela Seduc e nesta semana, a comunidade escolar recebeu uma excelente notícia. No âmbito da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que reúne todas as escolas estaduais de Cacoal e Ministro Andreazza, o projeto da Escola Carlos Gomes foi o selecionado para representar a regional na fase estadual.

Os melhores projetos serão premiados pelo Governo de Rondônia, como forma de estimular a leitura, a criatividade e a dedicação de alunos, professores e toda a comunidade escolar.

O Projeto “Dia de Ler. Todo Dia” propõe a premiação dos professores idealizadores dos projetos e das escolas que desenvolveram as atividades e boas práticas de incentivo à leitura. Na fase estadual, a premiação será realizada por meio de evento on-line no dia 25 de novembro.

Postar um comentário

0 Comentários