Hoje faz 93 anos que Mickey Mouse apareceu no cinema



O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – jlucioac@gmail.com

BOM DIA 19 DE SETEMBRO

RONDÔNIA

1944 – O decreto 19, assinado pelo governador Aluízio Pinheiro Ferreira, define a estrutura da Banda de Música da Guarda Territorial, com 27 membros. O maestro titular era o GT Antônio Pires. 1947 – O governador Frederico Trotta assina o decreto 47, criando o Curso Normal Regional Carmela Dutra, direcionado à formação de professores.

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Teatro. Dia do Ortopedista. Dia do Comprador. Dia Nacional do Educador Social.

Católicos lembram São Januário. São Nemésio. São Teodoro de Tarso.

RONDÔNIA: 1944 – O decreto 19, assinado pelo governador Aluízio Pinheiro Ferreira, define a estrutura da Banda de Música da Guarda Territorial, com 27 membros. O maestro titular era o GT Antônio Pires.

BRASIL

1921 — Nasce Paulo Freire, educador brasileiro. 1936 – Nasce Martha Rocha, Miss Brasil 1954, a mais famosa de todas as “misses” brasileiras. 1954- O Grêmio portoalegrense inaugura o estádio olímpico monumental.

1956- O Congresso Nacional aprova o projeto do presidente Juscelino Kubistchek autorizando a transferência da capital do país para Brasília.

 1981 – O Barco Sobral Santos II afunda no Rio Amazonas, em frente à cidade de Óbidos (PA), matando 300 pessoas.

1982- O Parque Nacional das Sete Quedas é fechado para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

MUNDO

1846 — As crianças francesas, Mélanie Calvat e Maximin Giraud, vivenciam a aparição de Nossa Senhora de La Salette. 1852 - Annibale de Gasparis descobre o asteroide Massalia da cúpula do Observatório Astronômico de Capodimonte, Itália.

1928- Mickey Mouse aparece pela primeira vez no cinema.

 1946 — Fundado, com sede em Zurique, o Conselho da Europa.

1957 — Plumbbob Rainier se torna a primeira explosão nuclear a ser totalmente contida no subsolo, não produzindo precipitação.

1991 — Ötzi, o Homem do Gelo, é descoberto nos Alpes, na fronteira entre a Itália e a Áustria.

FOTO DO DIA

Personagem de primeira grandeza a história de Rondônia, o paraense Aluízio Pinheiro Ferreira (paletó e gravata escura) chegou à região em torno de 1925, depois de ser vencido na revolução de 1924 quando comandava o Forte de Óbidos (PA).

Trabalhou em várias funções num seringal no Rio Guaporé antes de se apresentar em Belém quando foi preso e depois retornou, indicado por Rondon.

Segundo o jornalista Montezuma Cruz, “As façanhas do coronel Aluízio Pinheiro Ferreira não se limitam ao exercício do cargo de diretor geral da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”. Aluízio foi o primeiro governador do Território Federal do Guaporé e três vezes deputado federal (1947/51, 1951/54 e 1959/62).

Uma de suas façanhas foi conseguir que a visita do presidente Getúlio Vargas, em 1940 a Porto Velho, para ficar três horas, mas ficou quase três dias, “Quando conseguiu que Vargas criasse o Território, definindo Porto Velho como capital”, como explicava o jornalista Euro Tourinho, presente à visita.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu