Ações voltadas ao Outubro Rosa começam em Cacoal; Complexo Hospitalar vai fazer mutirão de mamografia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Ações voltadas ao Outubro Rosa começam em Cacoal; Complexo Hospitalar vai fazer mutirão de mamografia


Servidoras do complexo hospital passam por exames de mamografia

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza no próximo mês uma série de ações voltadas ao Outubro Rosa. Trata-se de uma campanha nacional de conscientização, cujo principal objetivo é chamar a atenção das mulheres e da sociedade de uma forma geral, quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Em Cacoal, já nesta semana, o Complexo Hospitalar Regional, que engloba o Hospital Regional de Cacoal (HRC) e o Hospital de Urgência e Emergência Regional (Heuro), realiza ações para a avaliação clínica das mamas voltada para as servidoras, das duas unidades hospitalares, com mais de 40 anos de idade.

De 27 de setembro até 1º de outubro, 20 profissionais estão sendo atendidas diariamente no ambulatório do HRC, passando por triagem, consulta e mamografia. Caso alguma servidora apresente indicação clínica, imediatamente ela será encaminhada a um clínico geral ou mastologista para atendimento especializado.

A enfermeira Clenir Matiello, de 45 anos, é coordenadora do Setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho do HRC. Na manhã desta quarta-feira (29), ela passou pelos exames. Para ela, iniciativas como essa fazem a diferença na saúde e na vida dos servidores, dentro e fora das unidades hospitalares.

“Essas ações valorizam a importância da prevenção, do rastreio precoce de nódulos e tumores mamários e do diagnóstico precoce de câncer. É uma forma de promover a saúde das trabalhadoras em seu próprio ambiente laboral. Nos últimos anos, tem sido notória a preocupação do Estado em relação à saúde de nós, trabalhadores da saúde, oferecendo um atendimento que vai desde a prevenção ao tratamento”, destacou a enfermeira.

MUTIRÃO DE MAMOGRAFIA


Ações chamam atenção para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero

Já entre os dias 16 e 22 de outubro, das 7h às 19h, um mutirão de exames de mamografia será realizado no Hospital Regional de Cacoal. A expectativa é de que 60 exames sejam realizados diariamente, totalizando 420 mamografias durante os sete dias de mutirão.

As mulheres que desejam realizar o exame, durante o mutirão de mamografia, devem primeiro procurar a secretaria de saúde do município para fazer o cadastro junto ao Sistema de Regulação (Sisreg).

“Hoje, nós estamos empenhados em seguir as determinações e orientações do Governo do Estado em atendimento às necessidades da população, dando atenção especial a todas as situações que, em face da pandemia, ficaram um pouco represadas. Em cada especialidade, estamos buscando atuar para atender o máximo possível de pacientes, a fim de buscar a normalidade do sistema de saúde”, ressalta o diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, João Henrique Gomes.

MAMÓGRAFO DIGITAL

Em julho deste ano, o Governo de Rondônia implantou o primeiro mamógrafo digital, com coleta de biópsia, no Hospital Regional de Cacoal. A partir daí, todos os exames de mamografia passaram a ser feitos na própria unidade hospitalar. O aparelho é equipado com um braço giratório acoplado ao conjunto de tubo de raios-x, painel de controle e estereotaxia, um aparelho especial que permite a biópsia orientada por radiografia.

A época, a aposentada Lídia Kumm Gonçalves, de 51 anos, foi a primeira paciente a realizar um exame de mamografia no HRC. Mais um grande avanço para a saúde pública no estado de Rondônia. “Eu mesmo tive que ir muitas vezes para Porto Velho para fazer exames de mamografia. Então, é muito bom poder fazer esse exame agora aqui em Cacoal. A gente fica muito satisfeito, principalmente porque eu fui muito bem atendida, graças a Deus”, contou a aposentada após a realização do primeiro exame.


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Marilza Nascimento, Kely Bauer

Secom - Governo de Rondônia 

Postar um comentário

0 Comentários