Participação da Prefeitura no Acampamento Verde superou 2 mil atendimentos

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Participação da Prefeitura no Acampamento Verde superou 2 mil atendimentos


Porto Velho, RO - Superou os 2 mil atendimentos a participação da Prefeitura Municipal no movimento Acampamento Verde, que mobilizou instituições públicas e privadas em serviços socioambientais nos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre, região conhecida como Ponta do Abunã, localizada na divisa com o estado do Acre.

A área onde estão os distritos é uma das mais prósperas do município, entretanto é onde há muitos registros de queimadas no período de poucas chuvas.

Equipes da Prefeitura participaram, durante 10 dias, de intensos trabalhos, levando a presença do poder público, conforme previsto no Plano Integrado de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Estado.

Na área de saúde, as ações foram realizadas por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com professores e alunos voluntários da faculdade Unesc/Unama.

Os serviços de promoção da cidadania ficaram a cargo Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), através do Sine Municipal, e o órgão estadual Tudo Aqui.

EXAMES

No distrito de Extrema, destacaram-se os exames de malária e informações sobre a prevenção ao mosquito transmissor da doença. Foram realizados 783 atendimentos, incluindo os prestados na área de saúde, emissão de Carteiras de Trabalho impressas e digitais e emissão de passes-livres.

Em Nova Califórnia, foram prestados 618 serviços, sendo que na área de saúde foram realizados testes rápidos de HIV, tipagem sanguínea, consultas médicas, exames para de Covid-19 e atendimentos preventivos. Também foram feitos exames de malária e prestadas informações sobre a prevenção da doença.

No campo social, destacaram-se os novos cadastros e atualizações do CadÚnico, emissão e transferência de título de Eleitor, emissão de RG e baixadas Carteiras de Trabalho digitais.

Foram 603 os atendimentos realizados em Vista Alegre do Abunã. As equipes de saúde realizaram testes sorológicos, coletas para exames preventivos e aplicação de vacinas.

O Sine Municipal deu entrada em pedidos de seguro-desemprego e emitiu carteiras de trabalho, serviços relacionados ao CadÚnico, e Carteira de idoso. Servidores da Semasf fizeram uma visita domiciliar. Houve ainda emissão de Títulos de Eleitor.

Também fez parte da missão, nos três distritos, a busca ativa de moradores, por técnicos da Sema, Sedam, Semagric, Emater, sob coordenação do Corpo de Bombeiros Militar, para levar informações sobre educação ambiental, alternativas ao uso do fogo e projetos ambientais.

“Infelizmente o uso do fogo ainda é visto como uma alternativa barata de limpeza por parte de alguns moradores. A proposta é mostrar os prejuízos e orientá-los sobre primeiros socorros, entre outras ações”, explica Alexandre Pincer, secretário municipal de meio ambiente.

A participação do município envolveu os seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sine/Semdestur), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Também estavam presentes equipes da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) e Corpo de Bombeiros Militar, além da Eletrobrás/Eletronorte e Faculdade Unesc/Unama.


Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários