Barco Saúde parte em direção à região do Baixo Madeira levando a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Barco Saúde parte em direção à região do Baixo Madeira levando a 2ª dose da vacina contra a Covid-19



A esperança volta a ganhar as águas do rio Madeira. O Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho partiu, no último domingo (15), para mais uma viagem com destino a três comunidades ribeirinhas. A nova expedição tem como principal objetivo levar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

Ao todo, serão oito dias de viagem atendendo os distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, todos na região do baixo Madeira. Na bagagem, a estimativa de vacinar cerca de 7 mil pessoas. “Estamos trabalhando com o número de vacinados na primeira visita. Além disso, vamos garantir, com a dose única, a imunização daqueles que ainda não estão vacinados. O desejo é garantir que todos consigam completar o seu esquema vacinal”, explica a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini.



Além da imunização contra a Covid-19, a Prefeitura também está levando vacinas contra a gripe (H1N1) e diversos atendimentos na área da saúde, como enfermagem, clínica geral, ginecologia, inserção e retirada de DIU e dispensação de medicamentos.

A ação é coordenada pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) do Município que contará, ainda, com apoios da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Base Aérea. Ao todo, a expedição conta com 34 pessoas.

Fabíola Barros, diretora do DAB, detalha algumas novidades da nova expedição. “Vamos fazer o retorno dos atendimentos aos moradores consultados na primeira visita, além de atender a todos que, por ventura, precisem de algum novo serviço médico. Também estamos levando outras especialidades que foram identificadas durante a primeira expedição”, explica.

Entre as novas especialidades estão a ortopedia, pediatra, atendimento psicológico, nutricional e odontológico.



Devido ao atual período de seca na região amazônica, a Prefeitura de Porto Velho optou por adiantar a viagem em alguns dias. Devanildo Santana, secretário adjunto da Secretaria Geral de Governo (SGG), esteve no momento da partida representando o prefeito Hildon Chaves. “Optamos por partir nesse momento enquanto o rio Madeira continua navegável. A alteração não terá impacto no ciclo vacinal dos moradores, visto que já estamos no prazo para a aplicação da segunda dose. É um ato histórico que alcança nossa população ribeirinha num momento de prioridade da saúde pública”, finaliza.

CRONOGRAMA

Conforme a programação, nos dias 16 e 17 o atendimento chega à comunidade de São Carlos e adjacências.

Nos dias 18 e 19 é a vez do distrito de Nazaré e redondezas. E nos dias 20 e 21 a expedição desembarca na comunidade de Calama e região próxima.

A data de retorno do Barco Saúde está prevista para o dia 23 de agosto.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários