Agevisa apresenta Plano de Aceleração da Vacinação contra a covid-19 para profissionais da Saúde

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Agevisa apresenta Plano de Aceleração da Vacinação contra a covid-19 para profissionais da Saúde


Profissionais que atuam no setor da Saúde conheceram detalhes do Plano de Aceração da Vacinação contra a covid-19, elaborado pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (6), em Porto Velho.

Maria Arlete Baldez, gerente de Epidemiologia da Agevisa apresentou as seis premissas do Plano para os profissionais, detalhando cada fase a ser cumprida. “Nossa maior preocupação é com relação a variante Delta, do coronavírus, por isso o empenho em reforçar a importância da população tomar as duas doses da vacina”, frisou.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, reforçou a importância da integração entre as equipes de saúde, em se tratando de vigilância e do empenho da população, na manutenção das ações sanitárias. “Cada um de nós temos uma função nessa luta: nós enquanto vigilância, planejando e desenvolvendo ações para combater o vírus e população mantendo os protocolos de saúde”.

Na mesma reunião, profissionais da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial de Saúde (OPAS) apresentaram o resultado da visita realizada ao Estado de Rondônia.

OPAS

Entre as boas práticas foram elencados: equipe de vigilância qualificada e bem engajada; integração da Vigilância em Saúde com equipes da Atenção Básica, realizada pelos municípios; inteligência artificial (projeção) como ferramenta para a tomada de decisão diante da pandemia da covid-19; a instituição e atuação da Sala de Situação; automatização dos processos dos principais indicadores – criação de um grupo de tecnologia da informação em saúde; elaboração periódica de boletins e informes epidemiológicos; vigilância do óbito materno no cenário da covid-19 e priorização da vigilância de gestantes (resultados laboratoriais e rastreamento de contatos. “Percebemos uma interface muito positiva entre a vigilância e várias equipes da Saúde”, destacou Rodrigo Stabeli, consultor de Emergência, Catástrofe e preparação em Saúde Pública da OPAS.

Equipes da OPAS estiveram em Rondônia e no período de uma semana visitaram diversos órgãos de Saúde em funcionamento do Estado, incluindo a Agevisa, com o objetivo de conhecer as práticas adotadas de combate à covid-19.


Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Mineia Capistrano
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários