Agevisa apresenta pauta de ações ao Legislativo para fortalecer trabalho de vigilância em saúde em Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Agevisa apresenta pauta de ações ao Legislativo para fortalecer trabalho de vigilância em saúde em Rondônia



Aprovação para vacinação de menores de 18 anos será oficializada por meio de resolução

Porto Velho,RO O Governo de Rondônia, por meio da Agencia Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) aprovou durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite(CIB), realizada nesta quinta-feira (19) no plenário da Assembleia Legislativa, em Porto Velho, uma pauta de ações que vão fortalecer o trabalho da vigilância em saúde no Estado, inclusive a vacinação para menores na faixa etária de 18 anos.

Na pauta das discussões a Agevisa apresentou a comissão de secretários municipais e representantes da saúde, duas pactuações: um para dispensa de escolta policial no transporte de imunobiológicos da Rede de Frio Estadual/Regionais de Saúde/municípios; e outro para cumprimento de Nota Técnica nº 8 de 2021 sobre vigilância genômica do SARS-COV-2 em Rondônia.

“A Nota Técnica para a vigilância genômica garante o compromisso dos municípios em realizar a coleta em RT-PCR (teste molecular para colher uma amostra das secreções respiratórias do paciente e posteriormente tentar identificar a presença do vírus) para que seja feito um sequenciamento das variantes de preocupação, como por exemplo, identificar a variante delta”, esclareceu a biomédica da Agevisa, Flávia Serrano.

Ainda em reunião foi aprovado entre os gestores à vacinação da população menor de 18 anos com comorbidades, conforme Nota Técnica expedida pelo Ministério da Saúde (MS) que trata das diretrizes para a vacinação contra a covid-19 em pessoas com comorbidades.



Diretor-geral da Agevisa apresentou os planos para vigilância epidemiológica na ALE

“A aprovação para a vacinação de menores de 18 anos será oficializada por meio de resolução, assinada pelo gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e coordenador da CIB, Fenando Máximo, e pela presidente da CIB, Milena Pietrobon Paiva, que usará os meios legais para iniciar o processo”, explicou o diretor-geral da Agevisa, Coronel Gilvander Gregório.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, informou que os jovens com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar laudo que comprove o estado de saúde no ato da vacinação.

EPIDEMIOLOGIA

Ainda em reunião foi apresentado, pelas técnicas da Agevisa, as ações que tem como objetivo a ampliação e implementação de grupos de autocuidado em hanseníase no Estado. A exposição teve a participação de uma equipe de profissionais de entidades que trabalham em parceria com a Agência, e que planejam juntos a expansão e fortalecimento dos grupos de autocuidado no Estado.

Gilvander Gregório aproveitou o momento para agregar parceiros ao projeto, informando que já está em estudo a realização de um evento para divulgar a produção dos artesãos do projeto Art’s BioHans (fabricação de jóias de forma sustentável) por meio de um desfile de moda, estande com a exposição da gastronomia, atendimento e ação educativa.

A equipe da Agevisa apresentou ainda o plano de atividades para o fortalecimento das ações de prevenção, vigilância, assistência e monitoramento das IST/HIV/Aids/hepatites virais, nas áreas de fronteira Rondônia e Bolívia e os resultados obtidos com a Campanha V, contra covid-19.

Fonte: Secom

Postar um comentário

0 Comentários