Prefeitura de Porto Velho realiza arborização recorde nos distritos

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Prefeitura de Porto Velho realiza arborização recorde nos distritos


Com o plantio de mais de 1,6 mil mudas, a Prefeitura de Porto Velho realiza o maior programa de arborização voltado para revitalização dos distritos da capital. Outras comunidades e até órgãos públicos também serão incluídos na programação.

A iniciativa faz parte do Plano Diretor de Arborização Urbana e está sendo executada pela Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). No total, serão utilizadas 1.667 mudas, todas produzidas pelo Viveiro Municipal. “Distribuímos mudas em praticamente todos os distritos de Porto Velho. É uma forma de garantir melhor cobertura florística, sombreamento e melhor geração de micro climas”, disse o titular da SMD, Vinícius Miguel.

Ele acrescenta que o programa de arborização dos distritos é parte do esforço do prefeito Hildon Chaves para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas localidades mais afastadas da capital. O apoio da Sema e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog) são determinantes neste processo.

APOIO

Os trabalhos ainda contam com a mobilização dos administradores dos distritos, sob a orientação técnica da SMD e parceria de entidades ligadas à defesa do meio ambiente, como a Ecoporé. “Agradecemos o empenho dos administradores distritais por receber a equipe da superintendência e ajudar na organização e execução dos trabalhos”, frisou Vinícius Miguel.

DOAÇÃO

O secretário Alexandro Pincer, da Sema, disse que as mudas foram doadas neste ano à SMD e repassadas aos distritos, atendendo ao Plano Diretor de Arborização Urbana, que cita “a promoção da arborização como instrumento de desenvolvimento urbano, visando a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do meio ambiente”.

São utilizadas no programa espécies indicadas para a arborização urbana, embelezamento e bem estar dos moradores, além de espécies frutíferas para moradores da zona rural, que trabalham com a agricultura familiar.

Todas as mudas foram produzidas no Viveiro Municipal, pela equipe da Sema. “Em anos anteriores a Sema também realizou doação de mudas para os distritos, visando sempre o bem-estar da população local e o embelezamento dessas comunidades”, informou.

OBJETIVOS

O programa funciona como vetor de desenvolvimento urbano e qualidade de vida, propiciando a revitalização dos distritos e o equilíbrio ambiental. O outro objetivo é identificar e ocupar áreas ociosas que possam ser utilizadas como hortas comunitárias e pomares urbanos, o que pode evitar a propagação de queimadas.

Além disso, o programa identifica árvores que necessitam de poda ou erradicação, aquelas que podem comprometer as redes elétricas ou a rede de drenagem e outros logradouros públicos.

A distribuição das mudas obedece ao seguinte quantitativo:
Jaci Paraná: 170 plantios
Nova Mutum: 410 plantios e doações
Abunã: 100 plantios
Vista alegre do Abunã: 150 plantios e doações
Fortaleza do Abunã: 20 plantios e doações
Extrema: 150 plantios e doações
Nova Califórnia: 150 plantios e doações
Comunidade Vila Nova Teotônio: 32 plantios
Associação Cáritas: 415 doações
Unisp Centro: 70 plantios


Texto: Augusto Soares
Foto: SMD
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários