Novo Cras de Jaci-Paraná fez mais de 470 atendimentos no primeiro mês


O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Padre Teodoro Crommo, do distrito de Jaci-Paraná, completa um mês de atividades. Neste período, fortaleceu o atendimento às famílias mais vulneráveis da região, que tem cerca de 18 mil habitantes.

No primeiro mês após a inauguração, foram realizados, em média, 470 atendimentos. Os serviços oferecidos são o Cadastro Único para acesso aos benefícios e programas sociais do Governo Federal, atendimento psicossocial, concessão de benefícios eventuais, encaminhamento a rede de serviço.

O público-alvo da região é o contingente formado por famílias em situação de vulnerabilidade social e habilitadas para programas federais como Bolsa Família, e Benefício de Prestação Continuada (BPC) residentes nos distritos próximos.

A demanda que, segundo a Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf), só aumentou nos últimos meses. “Os distritos têm muitas particularidades e Jaci-Paraná se destaca por ter uma funcionalidade de renda. Ainda assim, a pandemia fez aumentar muito o número de pessoas vulneráveis. Por isso, observamos, em virtude da Pandemia, o aumento de inscrições no CADÚnico, em busca de acesso a benefício no âmbito da Política de Assistência Social", explica Claudi Rocha, secretário da Semasf.

ATENDIMENTO

Pela localização estratégica, ao Cras chegam moradores dos distritos de Nova Mutum, União Bandeirante e da região da Ponta do Abuna e imediações.

Em situação de normalidade, fora do período de pandemia, o Cras realiza as atividades coletivas do Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vinculo, com grupo de idosos e mulheres. Há também o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, que faz o atendimento particularizada, visitas domiciliares, a concessão dos benefícios eventuais e demais atividades informativas.

"A função do Cras é buscar fortalecer o vínculo familiar, a partir de estratégias para o empoderamento familiar, para que superem a situação de vulnerabilidade" diz Adriane Soares, diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semasf.

SEDE

A nova sede do Cras de Jaci-Paraná funciona na Via 1, casa 3, quadra 2, no Parque dos Buritis.

A reforma e ampliação do local aconteceu por meio de um convênio de compensação celebrado entre a Prefeitura de Porto Velho e a Santo Antônio Energia (SAE). Parte de um compromisso de cerca de R$ 30 milhões que foi convertido em bens e serviços destinados ao distrito.


Texto: Pedro Bentes
Foto: Wesley Pontes e Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu