Exames de mamografia começam a ser realizados no Hospital Regional de Cacoal

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Exames de mamografia começam a ser realizados no Hospital Regional de Cacoal



Mamógrafo digital do HRC é equipado com um aparelho especial que permite a biópsia orientada por radiografia

Com uma série de investimentos feitos no setor de diagnóstico por imagens do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem buscado garantir e facilitar aos pacientes da rede estadual de saúde o acesso a exames como mamografia, radiodiagnóstico e ultrassonografia.

Com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Nilton Capixaba, no valor de R$ 780 mil, o Governo Estadual adquiriu um mamógrafo digital, com coleta de biópsia, para que os pacientes possam fazer o exame na própria unidade hospitalar.

Neste mês de julho, a aposentada Lídia Kumm Gonçalves, de 51 anos, foi a primeira paciente a realizar um exame de mamografia no Hospital Regional de Cacoal (HRC). “Eu mesmo tive que ir muitas vezes para Porto Velho para fazer exames de mamografia. Então, é muito bom poder fazer esse exame agora aqui em Cacoal. A gente fica muito satisfeito, principalmente porque eu fui muito bem atendida, graças a Deus”, conta a aposentada.

O mamógrafo digital é equipado com um braço giratório acoplado ao conjunto de tubo de raios-x, painel de controle e estereotaxia, um aparelho especial que permite a biópsia orientada por radiografia. Além disso, oferece total proteção radiológica para o operador. A expectativa, a partir de agora, é de que sejam realizados até 16 exames de mamografia por semana no Hospital Regional de Cacoal.


Paciente Lídia Kumm foi a primeira a realizar um exame de mamografia no HRC

“Eu comecei meus tratamentos no HRC em 2011 e até 2021 muita coisa mudou. Tem ultrassonografia, ressonância, tomografia e agora a mamografia. Tem evoluído bastante e isso é muito importante, principalmente para quem não tem condições de pagar pelo exame. Eu fico muito feliz, com certeza, de acompanhar essa evolução. Dou meus parabéns ao Governo que tem feito todos esses investimentos”, destaca a paciente Lídia Kumm.

De acordo com o diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, João Henrique Paulo Gomes, a aquisição deste tipo de equipamento pelo Governo de Rondônia torna, tanto o atendimento quanto o tratamento oferecido pelas unidades hospitalares, ainda melhor e mais eficiente. “A importância deste tipo de exame, através de imagens, é que são precisos. São exames rápidos e de alta tecnologia. Por isso, o principal de tudo é que de forma precisa eles permitem ao médico avaliar a estrutura interna do corpo, auxiliando-os no diagnóstico e no melhor tratamento para o paciente, sendo muito mais assertivo”, disse.


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Fábio Barbosa Benites
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários