Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia


O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu nesta terça-feira (22), o II Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia, que aconteceu no auditório do Edifício Rio Machado do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

A abertura do workshop foi promovida pelo superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, que citou as atividades que estão sendo realizadas pelo estado, como o “Viva Rondônia”, “Viaja mais Servidor” e também citou a Lei Estadual de Turismo, que consolida o trabalho do turismo dentro do Estado e apenas Rondônia, Amapá e Roraima possuem no país.

Por meio da Lei Estadual de Turismo, os guias turísticos podem solicitar aos deputados estaduais, melhorias para o avanço e o desenvolvimento do turismo e este assunto foi reforçado na abertura. Em seguida, o workshop continuou com a palestra do professor Lourismar Barroso.

O titular da pasta destaca afirmou que a Setur tem planejado mais de mil capacitações de guias e trabalhado a questão empresarial junto aos municípios. “Hoje, o Governo tem olhado para a questão da infraestrutura, com o “Tchau Poeira”, emparelhado ao trabalho do turismo. Quando o governador Marcos Rocha lançou esse programa, deu viés para os municípios estruturarem suas estradas. Tudo isso tem sido feito para que o turismo ganhe força”.

Com a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que permite o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, o superintendente planeja levar a Setur até as escolas. “Com o retorno das aulas, vamos entrar nas escolas para que as crianças e adolescentes possam conhecer o Estado”.

Os guias receberam um kit para que sejam apresentados aos clientes o roteiro turístico de todo o Estado. O secretário argumentou que existe demandas e os guias tem condições de criar um portfólio para mostrar trabalhos desenvolvidos, com roteiros turísticos já feitos.

FAMTOUR

O superintendente ainda lembrou que haverá mais uma edição do Famtour, que tem como significado “Familiarização Turística”, no dia 12 de julho, com roteiro entre Porto Velho e Candeias do Jamari, passando por hotéis, restaurantes, balneários e hotéis-fazenda da região. O projeto é composto por guias, agentes de turismo, turismólogos e influenciadores digitais que atuam no setor, selecionados por meio de Edital de Chamamento Público para integrarem ao projeto de divulgação dos pontos turísticos de Rondônia.


Texto: Richard Neves
Fotos: Richard Neves
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários