Pavimentação urbana para Santa Luzia d’Oeste é garantida com recurso do “Tchau Poeira”, do Governo de Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Pavimentação urbana para Santa Luzia d’Oeste é garantida com recurso do “Tchau Poeira”, do Governo de Rondônia


Em Santa Luzia d’Oeste foram assinados na quinta-feira (24) os Termos de Cooperação Técnica que garantem investimento de recursos próprios do Governo de Rondônia em obras no município por meio dos projetos “Tchau Poeira” e “Governo na Cidade”. O município receberá 2,5 quilômetros de asfalto novo, outros 2,5 quilômetros de recapeamento e ainda a construção do Parque Vila Bambu.

Os investimentos em Santa Luzia d’Oeste são reflexos de uma organização econômica pela qual passou o Estado, pois saiu da condição de orçamento deficitário para Triplo A em solidez fiscal em pouco tempo. O governador Marcos Rocha destacou que foi preciso adotar uma postura de controle de gastos com corte de contratos desnecessários para alcançar a posição atual de ter condições para efetivar políticas públicas para a população.

‘‘Fico feliz de estar aplicando o recurso em Santa Luzia d’Oeste, isso é respeito a essa cidade maravilhosa. Mesmo não sendo obrigação do Estado, e sim dos municípios o asfalto nas ruas da cidade, eu decidi fazer esse investimento por meio do “Tchau Poeira”. Assim também, como um lindo parque que vai passar a existir por meio do “Governo na Cidade”, pois quero que o nosso Estado se desenvolva em todos os 52 municípios para que a população seja beneficiada’’, afirma o governador Marcos Rocha.

É por meio do “Tchau Poeira” que o Governo de Rondônia asfalta e recupera vias urbanas das cidades. São ao todo destinados R$ 300 milhões para esta finalidade nos municípios.

Na Zona da Mata, o lançamento do projeto ocorreu primeiro em Alto Alegre dos Parecis, seguido de Alta Floresta do Oeste, e chegou a Santa Luzia d’Oeste, sendo recebido com esperança de dias melhores pela população.

“O sofrimento é um absurdo. É muita poeira e prejudica a nossa saúde. Não fica nada limpo dentro de casa. E tem muitos buracos que a gente quase não consegue sair da residência. Teve situações em que a ambulância não conseguia chegar até a minha casa e tive que ir até lá embaixo com minha mãe na cadeira de rodas. O asfalto para mim e para todos os moradores é muito importante. Saber que o asfalto vai chegar para gente é uma alegria misturada com a ansiedade. Há muito tempo estamos esperando por isso”, afirma a aposentada Vanair Maria Rocha Duarte.

O prefeito Jurandir de Oliveira agradeceu ao Governo de Rondônia pelo apoio ao município. ‘‘O “Tchau Poeira” vem ao encontro com a necessidade da nossa população, transformando ruas e avenidas de chão em pavimentadas, o que traz uma qualidade de vida melhor para nossos munícipes. E isso acontece em um período em que os municípios estão passando por uma crise econômica, e o governador está de parabéns em investir nos municípios”, disse.

O vice-governador, José Jodan, destacou que assim como é possível perceber o quanto o Estado mudou com a recuperação das estradas estaduais, o “Tchau Poeira” nos municípios também trará desenvolvimento e é fruto de um trabalho sério e focado em beneficiar a população. ‘‘É um Governo que trabalha com respeito ao erário’’.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Elias Rezende, destacou que toda a equipe está empenhada em executar as obras com agilidade e qualidade de forma que dê dignidade à população. Ele ainda anunciou outras obras para melhorar a trafegabilidade na região.

‘‘Ontem fizemos a licitação para os 24 quilômetros de asfalto na 45 que é a nossa RO-491, isso no trecho até o município de São Felipe d’Oeste, e em pouco tempo estaremos dando a ordem de serviço. Ainda nessa estrada têm quatro pontes que precisam ser refeitas, e nós vamos fazer. Na 84, amanhã (25) o rompedor hidráulico será destinado para cortar um local de serra na cidade, e outra coisa ela será estadualizada. Na RO-383, vamos fazer um trecho de duplicação e ciclovia’’, pontuou.

Ainda na Zona da Mata, o lançamento do “Tchau Poeira” ocorrerá na sexta-feira (25), os termos de cooperação serão assinados para Rolim de Moura e Nova Brasilândia e no sábado (26), em Novo Horizonte e Castanheiras. O “Tchau Poeira” já foi lançado também em Ariquemes, primeiro município que está com as obras em execução; Pimenta Bueno, Vilhena, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e São Miguel do Guaporé.

Além de asfalto pelo “Tchau Poeira”, os investimentos em Santa Luzia d’Oeste também são destinados ao urbanismo do município. Um canal linear será transformado pelo “Governo na Cidade” no Parque Vila Bambu.

‘‘Ele visa trazer lazer e mais qualidade de vida para a população que tanto labuta pelo desenvolvimento do Estado. São quatro mil metros de área a ser urbanizada, com espaços de caminhada, convivência, playground; será uma obra muito bonita e muito útil’’, afirma o gestor da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Erasmo Meireles e Sá.

Os investimentos em Santa Luzia d’Oeste foram avaliados positivamente pelos parlamentares que ressaltaram que os projetos do Governo foram aprovados pela Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) em uma única votação por confiarem que são de fato benéficos à população. O presidente da ALE, deputado Alex Redano, destacou o bom desempenho da gestão do governador Marcos Rocha. ‘‘Estamos colhendo o fruto de um bom planejamento’’, pontuou.

O vice-presidente da ALE, deputado Jean de Oliveira, salientou que a parceria do Governo é fundamental para que os municípios se desenvolvam. Já o deputado estadual Cirone Deiró ressaltou que as iniciativas refletem a sensibilidade do Poder Executivo em atender as necessidades da população. E o vice-líder do Governo na ALE, deputado Ismael Crispim, disse que os projetos do Executivo têm apoio na Assembleia pelo impacto positivo que causam na sociedade rondoniense.


Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários