Na Semana do Meio Ambiente, Sedam distribui mudas nativas para população do Vale do Guaporé

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Na Semana do Meio Ambiente, Sedam distribui mudas nativas para população do Vale do Guaporé


O Vale do Guaporé, região de Rondônia conhecida pelos belezas naturais, deve ficar mais verde com a ação do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que durante esta semana, de 7 a 11, realiza a distribuição de 300 mudas de castanha do Brasil nos municípios de São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

De acordo com a gerente Regional de Gestão Ambiental de Costa Marques, Jemylly Duarte, a ação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. ‘‘É uma forma de educação ambiental a distribuição de mudas nativas e blitz educativas na Semana Nacional do Meio Ambiente’’.

Jemylly Duarte ressalta que durante a entrega, à a população é conscientizada da importância de cuidar do meio ambiente e de adotar atitudes em favor da natureza.‘‘Quero agradecer pelas mudas de castanha, e a todos que estão envolvidos nessa ação que tem sido um sucesso’’, disse Rozanilda Vieira Boone, moradora da área rural de São Francisco do Guaporé.

‘‘Foi muito gratificante receber essas mudas de castanha para o plantio, esperamos que dê bons frutos. Nós produtores rurais agradecemos muito por essa conscientização’’, disse o produtor rural, Márcio Domingos.

A gerente regional conta que houve produtor que ficou encantado em receber a muda, pois nunca tinha visto a planta, e que essa está sendo uma importante oportunidade de incentivar à população a realizar o plantio de árvores, despertando nela a consciência de plantar, preservar e valorizar o meio ambiente.

Jemylly explicou ainda, os benefícios do plantio de mudas. ‘‘Quando uma área é desmatada pela atividade agrícola, por exemplo, o solo fica exposto às chuvas e faz com que as erosões e deslizamentos ocorram com maior frequência. Para evitar estes problemas, o plantio de árvores é necessário, pois os arbustos conseguem armazenar boa parte da demanda pluvial’’.

A Sedam conta também com o apoio para a ação das Secretarias de Meio Ambiente, Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e Polícia Militar (PM). Um esforço conjunto para avançar em sustentabilidade no Estado.

SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

A Semana Nacional do Meio Ambiente faz uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, e que tem como tema esse ano ”Restauração de Ecossistemas”.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Estocolmo, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972, na capital da Suécia.

A instituição da Semana Nacional do Meio Ambiente ocorreu no Brasil em 1981 com a proposta de envolver a sociedade na preservação da natureza.


Texto: Vanessa Moura
Fotos: Uilian Amorim
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários