Biblioteca Municipal Viveiro das Letras comemora 11 anos com “live”

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Biblioteca Municipal Viveiro das Letras comemora 11 anos com “live”


A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras celebra 11 anos de existência e a comemoração será feita com uma “live”, nesta segunda-feira (5), às 19h, com a participação de personagens importantes na história da instituição.

Na “live” comemorativa, a abertura será realizada pela secretária municipal de Educação Gláucia Negreiros e os entrevistados serão os ex-diretores Antônio Rocha de Albuquerque e Lucileyde Feitosa Sousa, que foram pioneiros na administração da biblioteca. O entrevistador será o jornalista José Gadelha, que é professor no curso de Comunicação Social.

Localizada na avenida Jatuarana, 5068, bairro Cohab, presta fundamental contribuição no estímulo à leitura e disseminação do conhecimento aos moradores da região sul da cidade.

Entre 2010 e 2017, a biblioteca atendia de 600 a 1.200 pessoas mensalmente. Chegou a atender até 1.700 pessoas durante o ano letivo, mas, em 2020, as atividades escolares foram interrompidas por conta da pandemia de Covid-19.

Por determinação do prefeito Hildon Chaves, a biblioteca passou a receber o recurso do Programa de Apoio Financeiro às Escolas Municipais, o Proafem, que também é destinado às bibliotecas públicas municipais.

Após passar por processo de revitalização, a Biblioteca Viveiro das Letras teve instalações melhoradas.

Atualmente, o acervo é composto por 9 mil livros. Recentemente adquiriu 12 computadores novos com recursos destinados através de emenda parlamentar.

As instalações incluem auditório com novas cadeiras universitárias e capacidade para 120 pessoas. Também dispõe de duas salas de estudos, uma sala de livros regionais, uma sala de livros infanto-juvenis e uma sala de processamento técnico.

No ambiente externo ainda há uma praça de descanso e lazer para os usuários.

O nome “Viveiro das Letras” foi criado pelo aluno Adriano Ferreira, do 7º ano da Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon. Ele venceu, em 2010, um concurso de sugestão de nomes para a instituição.

Desde que foi criada, a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras contou com a importante contribuição de servidores, além dos gestores, que se dedicaram no atendimento ao público e, também, nos projetos sociais desenvolvidos pela instituição.

A "live" será transmitida on-line pelos seguintes canais: YouTube Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, no Facebook Viveiro das Letras e no Site da Biblioteca


Texto: Alexandre Dourado
Foto: Arquivo da Biblioteca
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários