Servidores do Sistema Penitenciário de Ariquemes recebem curso de aperfeiçoamento profissional

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Servidores do Sistema Penitenciário de Ariquemes recebem curso de aperfeiçoamento profissional


O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), iniciou na manhã de segunda-feira (24) mais um curso para a modernização e aperfeiçoamento dos servidores do Sistema Penitenciário do Estado. O curso “Ciclo de Aperfeiçoamento Profissional em Serviços Penais” está sendo realizado na Comarca de Ariquemes e traz em sua grade o que há de novo, em termos de procedimentos e teorias.

A Esep, responsável pelo cronograma de cursos, desenvolve as ações embasadas em levantamentos de interesses e necessidades dentro do Sistema Prisional. O cronograma de cursos é o resultado das necessidades observadas pela escola, visando uma programação educativa, de atualização e de capacitação profissional para os servidores.

A diretora da Esep, Ana Cláudia Serafim, ressaltou a importância da constante capacitação e atualização dos conhecimentos teóricos e práticos para os policiais penais. “Estamos em constante mudança, e é essencial essa atualização para sabermos o que há de novo. A Esep busca sempre o aprimoramento de todos os servidores do sistema, por meio do conhecimento e da Educação”, conclui.


O curso já foi aplicado nos municípios de Rolim de Moura, Vilhena, Colorado D’Oeste e Ji-Paraná e tem o objetivo de padronizar os procedimentos nas unidades prisionais de Rondônia, desenvolvendo assim, medidas necessárias para resguardar a integridade física dos servidores, reeducandos e sociedade.

DISCIPLINAS

O curso terá a carga horária de 40 horas, cada turma conta com a participação de 20 servidores, aproximadamente. Todas as normas sanitárias de prevenção contra o coronavírus estão sendo obedecidas.

No cronograma do curso de aperfeiçoamento estão as seguintes disciplinas: legislação, segurança dinâmica, defesa pessoal e técnicas de tonfa, armamento e tiro. Em Ariquemes, foram adicionadas mais três disciplinas específicas para o município, que são: ética profissional, procedimentos administrativos de Recursos Humanos (RH) e ressocialização. Os instrutores são servidores da Sejus, selecionados pela Escola de Serviços Penais.

A abertura do curso foi acompanhada pelo pela diretora da Esep, Ana Cláudia Serafim, a perita do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MECPT), Ana Valeska Duarte, e o coordenador geral do Sistema Penitenciário, Célio Luiz de Lima.

De acordo a Esep, o curso estava previsto para ser aplicado em fevereiro deste ano, porém foi adiado para garantir a segurança de todos, devido à pandemia da covid-19.


Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários