<

Seagri assina termo de convênio para repasse de maquinários aos municípios de Machadinho D’Oeste e Ministro Andreazza



O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), assinou um termo de convênio com as prefeituras de Ministro Andreazza e Machadinho D’Oeste para o repasse de maquinários agrícolas adquiridos através dos Termos de Compromisso de ampliação de metas TC 010/DPCN/2016 e TC 012/DPCN/2016, do “Programa Calha Norte”, do Ministério da Defesa, no valor de R$ 212.729 (duzentos e doze mil, setecentos e vinte e nove reais). O repasse dos maquinários vai beneficiar aproximadamente 170 famílias de pequenos agricultores rurais da agricultura familiar.

Cada município receberá um trator de pneus, para a realização dos serviços de preparo do solo e mecanização agrícola nas propriedades rurais da agricultura familiar, e uma grade aradora que irá realizar serviços de preparação do solo para o plantio de cereais e renovação de pastagens, realizando a aração e a gradagem, desagregando o solo e incorporando restos vegetais para receber as sementes que poderão ser de milho, arroz, feijão, soja, entre outros que serão decididos pelos produtores e agricultores.

O repasse dos bens para as prefeituras visa o aumento da produtividade e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas na agricultura familiar, além de fortalecer o desenvolvimento, aumentar a renda dos pequenos produtores rurais e melhorar as condições de produção.

“Os maquinários agrícolas vão proporcionar um aumento considerável na produtividade e na renda dos produtores que interfere diretamente na qualidade de vida das famílias. Com a celebração desse convênio, haverá mais incentivos e, consequentemente, a geração de mais receita para o município”, informou o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

Os equipamentos vão atender aos serviços dos pequenos produtores rurais, através da Secretaria Municipal de Agricultura de cada município, onde um cronograma de execução será apresentado para realização das atividades. As prefeituras se responsabilizarão pelo destino adequado dos maquinários, conforme determina a legislação, além de providenciar análises e inspeções necessárias, visando garantir a boa utilização do equipamento.

O Governo do Estado está ampliando os serviços de mecanização agrícola para agricultores familiares de Rondônia, com o repasse de equipamentos para as secretarias municipais de agricultura. O intuito é fortalecer a atuação dos trabalhadores rurais no campo, a partir de ações do Executivo que busca melhorar cada vez mais as condições de produção agrícola.


Fonte
Texto: Sara Cicera
Fotos: Seagri e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários