<

Moradoras de condomínios populares são atendidas em unidades de saúde em ação da Prefeitura


Maria de Sá, 46 anos, não agendou compromisso na manhã de sábado (15). A moradora do condomínio Orgulho do Madeira, localizado na zona Leste de Porto Velho, já tinha um compromisso com a própria saúde. Ela foi uma entre tantas mulheres que aproveitou o primeiro dia da ação “Toda Mulher Precisa de Cuidado”, organizada pela Prefeitura de Porto Velho e sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

“Não pensei duas vezes em pôr a minha saúde em primeiro lugar. Tive atendimento com dentista, exames preventivos e planejamento familiar. Tudo de uma só vez”, detalhou a moradora.

Na prática, a ação do último fim de semana busca ofertar atendimentos ligados à saúde da mulher como, por exemplo, exames do pré-natal, orientação e prescrição de métodos anticoncepcionais e a possibilidade de encaminhamento para laqueaduras, vasectomia e inserção do dispositivo intrauterino (DIU) pela rede especializada do Município.

Além desses atendimentos, as mulheres ainda contaram com consulta odontológica, realização de exames para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a coleta para exame do câncer de colo uterino.

ABRANGÊNCIA

A ação priorizou moradoras de três condomínios populares da Capital. A estratégia foi realizar o agendamento prévio dessas mulheres, através de líderes comunitários e síndicos, garantindo o dia, horário e unidade de saúde específica para realização dos atendimentos.

“Nós priorizamos essa forma por ser mais cômoda e confortável às mulheres. Encaminhamos à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e equipada para o procedimento que elas necessitam”, explicou Ana Emanuela Carvalho, coordenadora da ação.

Ao todo, foram ofertadas 70 vagas para todos os procedimentos citados em cada unidade de saúde. A enfermeira Heloísa Rodrigues, que atua na UBS do Socialista, trabalhou no acolhimento dessas moradoras.

“São mulheres que pela rotina ou questão social acabam não tendo tempo ou acesso a exames e consultas médicas. Além disso, as regiões em que elas moram estavam, até o momento, fora da cobertura de estratégia de saúde da família”, explicou a enfermeira.

CRIAÇÃO DE VÍNCULOS

Em outra unidade, na UBS do Castanheira, zona Sul de Porto Velho, Mirele Fernandes, 28 anos, também tirou o dia para fazer um check-up em sua saúde. Ela é síndica do condomínio Morar Melhor e, após realizar o agendamento de várias moradoras, também garantiu sua vaga para os procedimentos médicos.

“Essa ação, além de garantir o acesso aos atendimentos, também vai permitir que as mulheres do Morar Melhor criem vínculos com a UBS do Castanheira. É a unidade mais próxima do nosso condomínio e a que melhor pode atender as demandas médicas da nossa comunidade”, afirmou a síndica.

NOVA AGENDA

A ação “Toda Mulher Precisa de Cuidado” está prevista para se repetir no próximo sábado (22) para atender as moradoras dos condomínios Cristal da Calama e Orgulho do Madeira, zona Leste, e do condomínio Morar Melhor, na zona Sul.

As equipes manterão o mesmo esquema de agendamento, através dos líderes comunitários e síndicos de prédios, que ficarão responsáveis por colher o agendamento e repassar a relação das cadastradas à coordenadoria da ação.

“É muito importante que tenhamos essa relação para organizar os atendimentos através de blocos de horas e, assim, evitar aglomerações nas unidades e garantir que todas as mulheres cadastradas sejam atendidas de forma rápida e eficaz”, finalizou a coordenadora da ação.

VEJA O VÍDEO AQUI.


Texto: Pedro Bentes
Fotos: Saul Ribeiro
Vídeo: Saul Ribeiro
Superintendência Municipal de Saúde (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários