Recuperação da rede de drenagem da avenida Tiradentes segue acelerada

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Recuperação da rede de drenagem da avenida Tiradentes segue acelerada



As obras na avenida Tiradentes, zona norte de Porto Velho, estão em andamento. O município trabalha para recuperar a rede de drenagem e entregar um local novamente arborizado e com sinalização para ciclistas. O trabalho começou com a retirada de árvores não nativas, localizadas no canteiro central da via, que estavam comprometendo o escoamento das águas e, por isto, também prejudicavam motoristas e moradores da região.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) realizou um estudo técnico para viabilizar a retirada das árvores, uma vez que a avenida sofria com alagações, durante o inverno amazônico.
“Tivemos problemas com o entupimento das manilhas de drenagem que passam por baixo do canteiro central da Avenida Tiradentes”, explica Diego Lage, secretário da Semob. Segundo ele, raízes das árvores entravam nas tubulações e impediam a passagem da água da chuva.

De acordo com o estudo da Semob, as árvores removidas não são nativas da Amazônia. Foram trazidas ao Brasil para fins de arborização durante as últimas décadas. No entanto, a espécie não se adaptou ao crescimento urbano e hoje é considerada uma invasora.

O objetivo da remoção é permitir novamente o escoamento das águas durante o inverno amazônico, período de intensas chuvas que podem durar de quatro a cinco meses. A recuperação do local envolve três secretarias. A Semob é responsável pela retirada dos troncos e raízes, além da substituição de manilhas.

A Subsecretaria de Meio Ambiente (Sema) fará a arborização e paisagismo, que prevê o plantio de grama e novas espécies de árvores. Em seguida, a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) entrará em ação para instalar a nova sinalização e uma ciclovia. A ideia é que todas essas obras sejam concluídas nos próximos meses. “A Semob começou as obras no início de março. Provavelmente, a retirada de troncos, raízes e manilhas prosseguirá até o final deste mês. Após isso, as outras pastas entrarão com as atividades subsequentes”, afirma Diego Lage.


Texto: Pedro Bentes
Fotos: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários