Emater incentiva produtores de Espigão do Oeste com ações para atividades de avicultura; Ater promove inclusão à família rural

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Emater incentiva produtores de Espigão do Oeste com ações para atividades de avicultura; Ater promove inclusão à família rural



A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) tem trabalhado para incentivar ações que possam melhorar a qualidade nutricional e sanitária do plantel de pequenos animais, a fim de garantir a qualidade do alimento consumido e comercializado. O excedente desses pequenos animais, que geralmente são utilizados em atividades que a família rural mantém para consumo, torna-se uma alternativa para o aumento da fonte da renda, quando sendo vendido nas feiras, comércios e nos programas de governo, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A avicultura é a atividade mais comum dentre os pequenos animais, principalmente a criação de galinhas poedeiras e a Emater-RO tem procurado, através de seus técnicos, promover uma assistência técnica continuada, integrando a família nas atividades e orientando para ações que visam o aumento da renda familiar.

A propriedade de Rosa Dalva e Valmir Siminhuk (tradicionais produtores de leite já assistido pelos técnicos da Emater-RO), localizada na linha 15, no município de Espigão do Oeste, é um dos exemplos de como a avicultura pode gerar inclusão produtiva para mulheres e jovens na atividade rural e aumentar sua participação na geração de renda, otimizando áreas disponíveis na propriedade.

Em 2011 os produtores buscaram orientação para ampliar e regularizar o pequeno negócio de produção de ovos coloniais que tinham, a fim de abastecer parte do mercado local. Em conjunto com a família, os extensionistas rurais que os atenderam elaboraram um plano de negócios com previsão de investimento e fluxo financeiro, além de diretrizes de manejo e ferramentas de gestão zootécnica, material esse que seria utilizado para contratação do financiamento do empreendimento.

O conhecimento técnico e profissionalismo são fundamentais na avicultura com fins comerciais, pois o elevado giro de recursos financeiros e margens estreitas demandam melhores desempenhos de produtividade. O acompanhamento sistêmico e a assistência técnica de qualidade, foram fundamentais na implantação e viabilidade econômica do projeto. Com isso, os produtores conseguiram uma produção atual média de 45 dúzias de ovos/dia. A produção vem sendo comercializadas duas vezes por semanas em diversos estabelecimentos, além de serem atendidos no PAA e PNAE.

Em 2020 a unidade produtiva foi incluída no projeto social “Cooperar em Dobro”, para comercialização da produção de ovos. A família contratou um financiamento através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)/custeio para manutenção das aves, otimizando aquisição de insumos e redução dos custos de produção. Hoje, a propriedade é referência na atividade e exemplo de que a assistência técnica continuada gera desenvolvimento socioeconômico nas propriedades assistidas.


Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários