Agevisa e Opas elaboram Termo de Cooperação para integrar e aperfeiçoar Sistema Nacional de Vigilância em Saúde

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Agevisa e Opas elaboram Termo de Cooperação para integrar e aperfeiçoar Sistema Nacional de Vigilância em Saúde



O Governo de Rondônia, por meio da Agencia de Vigilância em Saúde (Agevisa), trabalha na elaboração de uma proposta em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para que seja firmado um Termo de Cooperação, com o objetivo é a integração e o fortalecimento da vigilância em saúde no Estado.

A diretora-geral da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt, esteve em reunião com o consultor nacional da Opas, Rodrigo Said e com técnicos da agencia estadual. “Iniciamos um trabalho para planificar e traçar uma proposta de ação conjunta com a Opas, que resultará na elaboração do Termo de Cooperação entre os entes, respeitando o Plano Estadual de Saúde e alinhado estrategicamente com as politicas púbicas de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde”, salientou a diretora.


O consultor da Opas fica até sexta-feira (5) na Agevisa desenvolvendo um trabalho conjunto com os técnicos para elaboração da proposta do termo, que tem como objetivo central contribuir para o aperfeiçoamento da gestão do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, além de colaborar com a consolidação das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

A diretora da Agevisa Flora Gerhardt, reafirmou ainda que a vigilância é a base para a Saúde Pública e o fortalecimento tem como foco, melhorar a qualidade de vida do cidadão rondoniense. Durante a reunião, o consultor apresentou parâmetros entre as autarquias e as peculiaridades de cada região onde o trabalho colaborativo da organização é realizado, respeitando os determinantes de cada região.

O coordenador do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), Kerry Alesson, a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica, Arlete Baldez, o gerente técnico de Vigilância em Saúde Ambiental, Cezarino Aprigio, e a gerente técnica de Vigilância Sanitária, Vanessa Ezaki, participam das reuniões com o consultor da Opas para elaboração do documento.


Texto: Aurimar Lima
Fotos: Lidiane Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários