<

Passagem de comando do 4º Batalhão da Polícia Militar em Cacoal será transmitida de forma online



A passagem de comando do 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal acontece na próxima quinta-feira (4), em uma cerimônia transmitida de forma online. O major PM João Carlos Rodrigues Matos, nascido na “Capital do Café” em 29 de janeiro de 1985, assume como novo comandante do 4º BPM, que também tem sob sua circunscrição os municípios de Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia e São Felipe d’Oeste.

Para evitar aglomeração, devido à pandemia da Covid-19, a transmissão será realiza por meio da página social do Batalhão (https://www.faebook.com/4bpmacoal), possibilitando a participação virtual de familiares, amigos e toda a comunidade. “Fica aqui o convite, para que todos estejam conosco, de forma online, na solenidade de passagem de comando do 4º Batalhão de Polícia Militar”, convidou o major PM Matos, que ingressou na Polícia Militar do Estado de Rondônia em 9 de dezembro de 2011, após concluir o Curso de Formação de Oficiais.

Na ocasião, o ex-comandante tenente coronel PM José Carlos França, que esteve à frente do 4º BPM entre 27 de junho de 2018 e 5 de janeiro de 2021, passará oficialmente o comando do 4º Batalhão ao major PM Matos. Recentemente, o tenente coronel PM França assumiu o cargo de corregedor-adjunto do Comando da Polícia Militar do Estado de Rondônia, em Porto Velho. “Trabalhar no 4º Batalhão foi uma grande experiência de gestão, de pessoas e de recursos. Foi um período bastante produtivo, onde conseguimos desenvolver diversos projetos, modalidades de policiamento novas, iniciamos a Patrulha Rural e também houve diversas aquisições para o Batalhão. Mais que um desafio, foi um prazer trabalhar em uma unidade em que a tropa é disciplinada e dedicada”, destacou.

O tenente coronel França também teceu elogios ao irmão de farda, desejando sucesso nesta nova etapa. “O major Matos é um profissional altamente qualificado, com muitos cursos dentro da Polícia e que sempre se destacou como um líder de excelência. Ele entende da área de gestão e o meu desejo é que ele faça um bom comando e consiga colocar suas ideias em prática, desenvolvendo um bom trabalho, continuando atento às demandas sociais, nas quais o Batalhão muito se dedica”, finalizou.

Em recente visita à sede do 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal, o secretário Regional de Governo, José Moura, conversou com o major PM Matos, desejando sucesso ao novo comandante e colocando a Secretaria Regional de Governo à disposição do Batalhão. “Nós já conhecemos o trabalho, a honestidade e a seriedade do major Matos e estamos aqui para contribuir com a Segurança Pública na Região do Café. Já temos algumas parcerias e sabemos que novas irão surgir em prol do Batalhão, dos policiais militares e de toda a comunidade”, destacou Moura.

NOVO COMANDANTE

Filho de Antônio Venerando de Matos e Mariana Rodrigues de Matos, o novo comandante do 4º BPM é bacharel em Segurança Pública, pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), bacharel em Direito, pela Universidade da Cidade de São Paulo, é especialista em Ciência Jurídica, pela Universidade Cruzeiro do Sul, e tem especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos, pela Unir.

Ao assumir o comando do Batalhão, o major destaca o compromisso de dar sequência ao trabalho já realizado pelos comandantes que o antecederam, firmando o compromisso de se dedicar ao máximo para fortalecer a Segurança Pública na região. “É com muita honra que recebemos essa missão e firmamos o compromisso de realizar este trabalho, enquanto comandante do Batalhão, com muita seriedade. Tenho certeza que posso contar com cada policial militar do 4º Batalhão, para que juntos façamos a diferença”, ressaltou o novo comandante do 4º BPM,

Major PM Matos tem formação como Instrutor de Técnicas Policiais em Dupla, capacitação em Defesa Civil, estágio de Abordagens e Imobilizações e estágio nacional de Unidades Especializadas de Fronteira (Enafron). Fez o Curso de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), capacitação de professor conteudista e professor tutor do ensino à distância, além da formação no curso de Negociação Policial em Ocorrências de Altíssima Complexidade e curso de Logística de Movimentação para Agentes de Segurança Pública na Realização de Exames em Larga Escala e Oratória.

Dentro da Polícia Militar, o novo comandante do 4ºBPM já teve seu trabalho reconhecido por diversas oportunidades, sendo condecorado com as medalhas de Dedicação Policial Militar – 1º Decênio, Mérito Policial Militar, Mérito Batalhão Capitão Rui Luiz Teixeira – 4º BPM/PMRO, Mérito de Ensino PMRO e Mérito “O Guardião da Zona da Mata” do 10º BPM. Major PM Matos sempre esteve bastante envolvido na formação de policiais militares sendo, por diversas vezes, coordenador de cursos de Formação de Cabos e Sargentos e cursos de aperfeiçoamento.



Fotos: Giliane Perin e Chrisley Armondes

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários