Ministério da Saúde projeta nova remessa de vacinas contra a Covid-19 para Rondônia, a partir do dia 23

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Ministério da Saúde projeta nova remessa de vacinas contra a Covid-19 para Rondônia, a partir do dia 23



Rondônia vai receber mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19, a partir do dia 23 de fevereiro, enviada pelo Ministério da Saúde. A notícia foi confirmada no tarde desta quarta-feira (17), durante reunião por meio de videoconferência do Fórum dos governadores do Brasil e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir medidas de combate à pandemia do coronavírus, quando também foi debatido sobre a apresentação de um cronograma de entregas, a quantidade de imunizantes e os contratos para compra de mais vacinas.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, lembrou que o Estado entrou em uma situação difícil e agradeceu ao Ministério da Saúde pelo apoio que foi dado no transporte de pacientes com Covid-19 para outros Estados. Marcos Rocha destacou o cumprimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e enalteceu o ministro que tem garantido uma programação de vacinação, bem como um árduo trabalho para que a vacinação possa acontecer.

Marcos Rocha enfatizou a celeridade que o Governo do Estado tem atuado para transportar as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e, em solo rondoniense, rapidamente distribuídas às Gerências Regionais de Saúde e, posteriormente, entregues aos municípios.

Entre a pauta de discussão da videoconferência, estava a questão do cronograma de entrega de vacinas até abril; Avanço das negociações para adquirir doses da Sputnik V e da Covaxin; Sanção da medida provisória que dá cinco dias para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorize o uso emergencial de vacinas contra Covid-19 que já tenham aprovação internacional.

Na videoconferência, o governador Marcos Rocha ressaltou ser a favor da medida provisória que autoriza o Governo Federal a aderir ao consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS) para aquisição de vacinas contra o coronavírus. A medida ainda estabelece prazo de até cinco dias para que a Anvisa autorize o uso emergencial no Brasil de vacinas contra a doença, que já tenham aprovação internacional.

“Agradeço os governadores dos Estados que deram apoio a Rondônia e receberam os pacientes com Covid-19, que estavam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e os clínicos com vagas preenchidas por rondonienses. Também quero dizer que sou de acordo com a aquisição de vacinas e que sejam realmente utilizadas, por meio do Plano Nacional de Imunizações. Entendo as dificuldades que é programar e trabalhar na vacinação de uma doença que conhecemos em tão pouco tempo e por isso parabenizo o ministro e toda equipe de Saúde. Parabenizo os governadores pela reunião e nosso sonho é que ainda este ano, o mais rápido possível possamos vacinar toda a população brasileira. Se algum dia algum dos governadores precisarem de leitos e tivermos em condições estaremos dispostos a dar todo apoio necessário”, disse o governador pontuando o nome dos governadores do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

As palavras do governador Marcos Rocha vão ao encontro do pronunciamento do ministro da Saúde de que toda a população brasileira será vacinada até o final de 2021. O ministro Pazuello apresentou que, do final de fevereiro até julho, serão distribuídas aos estados mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, que garantem a continuidade da vacinação da população brasileira de forma igualitária e gratuita.

As próximas entregas aos estados acontecem ainda em fevereiro, com remessa sendo enviadas a partir do dia 23. Ainda não foi detalhada a quantidade de doses que Rondônia vai receber, mas o próprio ministro se comprometeu em apresentar aos governadores o cronograma de entrega de vacinas no primeiro semestre deste ano.

HISTÓRICO DAS REMESSAS

O Estado de Rondônia já recebeu quatro remessas de doses de vacinas contra a Covid-19. No total geral, já foram recebidas 107.008 doses de imunizantes. Na primeira remessa, da CoronaVac, foram entregues 49.208 doses. Em seguida, o Estado recebeu outra remessa de 8.200 doses, também da CoronaVac. Rondônia recebeu ainda, 13 mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca. Na última remessa enviada pelo Ministério da Saúde, o Estado recebeu um lote de vacinas da CoronaVac contendo 36.600 doses.


Texto: Paulo Ricardo Leal e Ministério da Saúde
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários