Governo de Rondônia destaca trabalho com Ministério de Infraestrutura e Frente Parlamentar para impulsionar recuperação da BR-319

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Governo de Rondônia destaca trabalho com Ministério de Infraestrutura e Frente Parlamentar para impulsionar recuperação da BR-319



A criação da Frente Parlamentar Mista em defesa da BR-319 e os esforços do Governo Federal para a recuperação da rodovia foram destacados pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, durante videoconferência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a qual contou com a participação de parlamentares das bancadas do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Mato Grosso.

A reunião ocorreu nesta quarta-feira (24) quando também foram apresentadas as rotas de voos para a região Norte e leilão de concessão de aeroportos, como o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, inserido no Bloco Norte do Brasil, juntamente com outros seis terminais aeroportuários.

A reunião em videoconferência foi dividida em dois blocos distintos. No primeiro, a discussão foi dedicada à aviação regional com o ministro Tarcísio Gomes, enfatizando a necessidade de uma conexão estruturada da região Norte com o restante do país. Os diversos representantes das empresas de aviação presentes no encontro foram uníssonos ao declararem total interesse em investir nesse projeto. Os empresários apresentaram demonstrações de capacidade técnica para garantir o suporte necessário para a conclusão do projeto.

Somente na região Norte, são sete aeroportos que compõem a lista de privatizações, dentre eles está o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira em Porto Velho. Os demais estão em Manaus (AM), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Boa Vista (RR). Ainda de acordo com o ministro, o leilão de concessão vai ocorrer no próximo dia sete de abril. Atualmente, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 67% de todo o tráfego nacional já é concedido à iniciativa privada. Os aeroportos que compõem a sexta rodada de concessões representam, juntos, 11% do total de tráfego de passageiros. Um dos temas mais importantes e urgentes para Rondônia é o asfaltamento da BR-319, que liga Rondônia ao Amazonas. De acordo com o ministro, as imagens dos caminhões carregados de oxigênio sendo rebocados para conseguir chegar até o Amazonas, rodaram o mundo. “Foi uma epopeia”, sintetizou o ministro acerca do assunto.

Na oportunidade, o governador Marcos Rocha, relembrou que esta obra foi um compromisso firmado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, durante sua passagem pela região Norte do país, ainda em campanha pelo cargo. Marcos Rocha reforçou a importância da obra e destacou que a pavimentação da rodovia vai potencializar o desenvolvimento socioeconômico de Rondônia, como também do Amazonas, uma vez que a trafegabilidade atrai investimentos diversos.

Em agradecimento à participação do governador de Rondônia no encontro on-line, o ministro de Infraestrutura destacou que a inauguração da ponte sobre o Rio Abunã, está prevista para acontecer no mês de março, podendo contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro na inauguração. A participação do presidente ainda não está confirmada, pois falta ainda incluir o evento na agenda oficial.


Texto: Rômulo Azevedo/ Paulo Ricardo
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários