Decreto restritivo de Vilhena será aplicado também em municípios do Cone Sul para conter doença na r

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Decreto restritivo de Vilhena será aplicado também em municípios do Cone Sul para conter doença na r



Após sugestão do secretário municipal de Saúde de Vilhena, Afonso Emerick, o Ministério Público convocou reunião por videoconferência com todos os prefeitos do Cone Sul de Rondônia nesta manhã de terça-feira. Ficou decidido que o decreto mais restritivo que deverá ser publicado hoje por Vilhena servirá de base para as outras cidades da região também adotarem medidas de segurança mais rígidas a fim de evitar o agravamento da “segunda onda” da pandemia.

“Estamos em um momento crítico e contamos com a colaboração e compreensão de todo o Cone Sul. Não seria suficiente apenas Vilhena se cuidar, essa é uma ação que exige esforços de todos. Foi uma reunião muito produtiva. Inclusive, estamos recebendo dois respiradores de Colorado do Oeste e dois respiradores de Cerejeiras. Essa parceria do Cone Sul é uma iniciativa inédita que ajudará a todos”, garante o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês.

Participaram da reunião os prefeitos de Colorado, Professor Ribamar, de Cerejeiras, Lisete Marth, de Corumbiara, Leandro da Saúde, de Chupinguaia, Doutora Sheila, de Cabixi, Izael Dias, de Pimenteiras do Oeste, Valéria Garcia e de Vilhena, bem como secretários de saúde do Cone Sul e os promotores do Ministério Público Yara Travalon e Victor Monfredinho.

“Conseguimos um alinhamento importante e fizemos deliberações para novas ações em breve que ajudarão o Cone Sul. Esse trabalho em conjunto fortalece as medidas e as torna mais eficazes. Por causa desta seriedade, inclusive, estamos sendo os últimos municípios de Rondônia, após quase um ano de pandemia mundial, a chegarmos no nosso limite de capacidade. Agora vamos cuidar ao máximo para salvar vidas”, pontuou a promotora Yara.

Conforme esta nova reunião, o decreto de Vilhena passa pelas revisões finais nesta manhã de terça-feira e deve ser publicado ainda hoje. Alguns municípios se comprometeram em seguir as normas na íntegra, enquanto outros ainda submeterão o decreto vilhenense para análise de seus comitês e comissões de Saúde para possíveis adaptações.

RECORDE DE CASOS - Na última segunda-feira Vilhena registrou 113 casos novos confirmados de covid-19, recorde diário desde o início da pandemia. O gráfico de média móvel de casos mostra a evolução da “segunda onda” no município, que apresentava média de casos diários que variava entre quatro e cinco novos confirmados em novembro, mas que neste início de janeiro já alcança média móvel 10 vezes maior, com 51 casos.


Fonte: Rolim noticias

Fonte: Rolim noticias

Postar um comentário

0 Comentários