Saúde de servidores recebeu atenção especial em 2020; Agevisa monitorou e realizou acompanhamento epidemiológico

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Saúde de servidores recebeu atenção especial em 2020; Agevisa monitorou e realizou acompanhamento epidemiológico



O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), deu atenção especial a saúde do trabalhador em 2020, para promoção da segurança, com atendimento eficiente e integração de ações que interviram nos agravos decorrentes do ano atípico. Ações que fazem parte do planejamento da Agevisa. 

Este ano a Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador elaborou um documento técnico instrutivo destinado à orientação preventiva nos vários segmentos de trabalhadores, inclusive os de saúde, com o objetivo de reduzir a infecção pelo Coronavírus (Covid-19) nos ambientes de trabalho.

O documento contempla notificações de casos relacionados ao trabalho com recomendações sanitárias, condutas e procedimentos de vigilância em saúde a serem adotados no âmbito laboral em relação à prevenção, controle e enfrentamento ao agravo.

Também foi emitida uma nota técnica com a investigação epidemiológica de casos e óbitos de Covid-19 relacionados com o trabalho; definição da relação nos sistemas de informação em saúde; notificação e registro dos respectivos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan); e adotado medidas de prevenção e controle da doença nos ambientes de trabalho.

“O cuidado com a saúde do trabalhador é uma ação constante na Agência, mas este ano por conta da pandemia intensificamos as ações da vigilância”

“Conhecer a realidade quanto a saúde do trabalhador, intervir em fatores determinantes de agravos para eliminar ou amenizar, avaliar e subsidiar as ações do poder público é uma forma de se manter atento as questões daqueles que tem por missão manter a saúde pública eficaz” – disse a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt.

A equipe da Agevisa ainda realizou coletas de dados dos servidores infectados pela Covid-19, conforme fluxo de dados informados periodicamente pelas respectivas unidades de saúde.

Os dados foram tabulados e monitorados pela Gerência Técnica de Vigilância Saúde do Trabalhador (Gtvisat). O contato remoto foi realizado com o servidor adoecido para fins de investigação epidemiológica quanto a sua convalescença e recuperação, e os possíveis casos de infecção no trabalho foram encaminhados para preenchimento de ficha de investigação epidemiológica do sistema nacional, fazendo referência a acidente de trabalho.

A gerência ficou responsável pelo preenchimento e encaminhamento da ficha de notificação de acidente de trabalho/Covid -19, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), dos servidores lotados na Agevisa, na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), no Cerimonial do Governo de Rondônia, na Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), na Controladoria de Tratamento Fora do Domicílio (Ctfd), na Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). Todos com serviços prestados no município de Porto Velho.

MUNICÍPIOS

A equipe da Agevisa também realizou visita técnica, monitoramento e força-tarefa no enfrentamento à Covid-19 em ambientes de trabalho no município de São Miguel do Guaporé. O trabalho foi desenvolvido com apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Rondônia do município.

Em Cacoal, a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Cacoal (Cerest) em conjunto com a Comissão Interna em Saúde do Trabalhador (Cistt) da Agevisa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e o Sindicato da Polícia Penal de Rondônia (Singeperon) realizaram vistoria na casa de detenção, para avaliar as condições ambientais a que estão expostos os servidores do sistema penitenciário, bem como o plano de contingência para evitar riscos de contaminação dos profissionais pela Covid-19.

A ação teve por objetivo avaliar os ambientes de trabalho devido a grande preocupação com o avanço da doença e verificar as condições ambientais de trabalho, identificando os riscos a que os trabalhadores estão expostos.

Ainda em Cacoal foi prestada assessoria técnica em saúde do trabalhador para rotina de notificação/investigação de Covid-19, realização de treinamento de vigilância em saúde do trabalhador e nos sistemas SinanNet 5.3.0 e TabWin 4.1.4.

O treinamento teve por objetivo qualificar a Unidade Sentinela, os técnicos da Gerência Regional de Saúde de Cacoal (GRS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cacoal, para permitir que após o treinamento, seja possível aos profissionais construir indicadores operacionais e epidemiológicos. “As ações integradas entre Agevisa, gerência regional e secretaria municipal permitem eficiência na agilidade e qualidade das informações inseridas no sistema nacional, tornando mais eficiente a tomada de decisões e ação no enfrentamento da Covid-19” – afirmou Elisane Pereira, gerente da Gtvisat.

VACINAÇÃO 

A gerência ainda realizou uma campanha de vacinação e atualização da caderneta dos servidores, disponibilizando a imunização contra Difteria e Tétano (dupla adulto), Hepatite B, Tríplice Viral, Febre Amarela e Pneumocócica.



Texto: Aurimar Lima
Fotos: Aurimar Lima
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários