Governo repassa mais de R$ 4 milhões para associações de produtores rurais em Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Governo repassa mais de R$ 4 milhões para associações de produtores rurais em Rondônia



O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) assinou, neste ano de 2020, 42 Termos de Fomento com associações de produtores rurais, moradores, agricultores, comunitária e de feirantes de bairros para a transferência de recursos, com o objetivo de adquirir equipamentos agrícolas.

Com o intuito de fortalecer o trabalho das associações e desenvolver a produção agrícola e pecuária no Estado, os recursos são provenientes de emendas parlamentares dos deputados estaduais: Adailton Fúria, Adelino Follador, Aélcio da TV, Alex Redano, Chiquinho da Emater, Cirone Deiró, Edson Martins, Ezequiel Neiva, Jair Montes, Laerte Gomes e Lazinho da Fetagro.

No total, 23 municípios de Rondônia foram beneficiados com o repasse dos recursos para a compra dos equipamentos agrícolas, sendo retroescavadeira, caminhão basculante, secador de café, grade aradora, distribuidor de calcário, adubo e semente, tanques refrigeradores de leite, seladora, descascador metálico, perfurador de solo, plantadeira adubadeira, sulcador, carreta agrícola, motobomba, pulverizador, embaladeira automática, triturador e desintegrador, kits de irrigação, colhedora de forragem, transporte de calcário, veículo pick-up, entre outros.

Os equipamentos serão utilizados para o transporte de terra, pedras, areia, cascalho e materiais semelhantes, preparo do solo, secagem de grãos, construção e reformas de cercas e currais, colheita de gramíneas e leguminosas, limpezas de pastos, café e cacau, transporte de calcário, transporte de café clonal, transporte de cereais, silagens e insumos, construção de barragens, açude, aterro, abrir estradas e carreadores, auxiliar no carregamento dos cereais para serem armazenados, preparo do plantio, resfriar o leite por um período de tempo maior, ampliação das áreas de produção, conservação de forragens, entre outros serviços.

O objetivo principal do recurso para compra dos equipamentos é oferecer celeridade no trabalho do agricultor com incentivos e suporte necessário para aumentar sua produção e comercialização de seus produtos através de programas de recuperação de áreas degradadas e correção do solo; possibilitar melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais com o aumento da renda familiar; promover a integração e inserção social; fortalecimento dos entes envolvidos, melhorando a capacidade social, organizacional e autoconfiança.

“O recurso de emendas parlamentares é uma grande parceria do Governo do Estado para o incentivo dos nossos produtores rurais. O intuito é oferecer e fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar, piscicultura, pecuária, agroindústrias, leite e gado de gado de corte, proporcionando implantações de mecanismos para agregar valores aos produtos dos associados, além de proporcionar a geração de renda”, explicou o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

A agricultura familiar carece de alternativas tecnológicas sustentáveis, que associem produtividade, economicidade e proteção ambiental. A indisponibilidade aos agricultores familiares de tecnologias alternativas aos modelos convencionais, que são de baixa produtividade ou dependentes de insumos industriais e capital-intensivos, em muitas situações, leva os agricultores ao endividamento e o ambiente à degradação, culminando com o abandono da área rural.

“Queremos mudar essa realidade e ajudar nossos produtores a conseguirem novas tecnologias para aumentar sua produção. Com o apoio do governador Marcos Rocha vamos continuar atuando fortemente para fortalecer os programas e conquistar novos recursos para aquisição de mais equipamentos e tecnologias para o homem do campo de Rondônia”, disse Padovani.

O secretário estadual da Agricultura ainda ressaltou que a assinatura de novos fomentos já está em andamento para execução em 2021. A expectativa é continuar buscando novas parcerias e ajudar a melhorar a renda familiar de cada produtor rural, assim os produtos cultivados por eles serão de melhor qualidade e quantidade.



Texto: Sara Cicera
Fotos: Esio Mendes e Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários